Com o objetivo de dar uma visibilidade ainda maior para a campanha do 'Setembro Amarelo', a TV Câmara de Porto Alegre preparou uma série de quatro reportagens sobre o tema. Durante o mês, a emissora traz conteúdos e escuta especialistas, a fim de mostrar os impactos e incentivar políticas públicas.
As reportagens vão ao ar todas as quintas-feiras de setembro, a partir das 14h, no programa 'Acontece em Porto Alegre', nos canais 16 da Net/claro, 11.3 da tv aberta digital e no YouTube. Além disso, a atração procura conversar sobre grupos de risco, sinais e divulgar os locais onde a população pode procurar atendimento gratuito na capital gaúcha. Ainda, mostram-se algumas iniciativas no cinema, na educação e no voluntariado que fortalecem o trabalho de prevenção.
A reportagem, produção e edição são do jornalista Felipe Laud, com imagens de André Rodrigues e Jorge Júnior. A supervisão da reportagem foi realizada pelo coordenador de Jornalismo, Claiton Fortunato. ?A ideia surgiu de uma provocação minha para que se trouxesse o tema à tona, visto que o Rio Grande do Sul tem um dos maiores índices do Brasil?, contou Felipe Laud à reportagem do Coletiva.net.
Durante a série de reportagens foram ouvidos os seguintes profissionais: André Luís Bendel, médico psiquiatra; Arlei Weide, voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV); Bruno Moraes da Silva, psicólogo e servidor da Secretaria Estadual da Saúde; Marta Fradique, coordenadora da Saúde Mental de Porto Alegre; Michelle Baladão, advogada e sobrevivente enlutada; Samantha Sittart, psicóloga; vereador Conselheiro Marcelo; vereadora e psicóloga Tanise Sabino; e Rodrigo Herzog, diretor de Cinema.