TV Cultura exibe: 'Um Estado Devastado pelas águas - A Tragédia do Rio Grande do Sul'

Equipe do departamento de Jornalismo da emissora passou duas semanas acompanhando o drama de famílias que perderam tudo

13/06/2024 10:00
TV Cultura exibe: 'Um Estado Devastado pelas águas - A Tragédia do Rio Grande do Sul' /Crédito: Erinaldo Clemente

A TV Cultura exibirá no próximo domingo, 16, às 16h, o documentário 'Um Estado Devastado pelas águas - A Tragédia do Rio Grande do Sul'. Com uma hora de duração, o filme é um trabalho de reportagem da jornalista Laís Duarte, do repórter cinematográfico Adriano Tavares e do assistente técnico Erinaldo Clemente. A equipe do departamento de Jornalismo da emissora passou duas semanas acompanhando o drama de famílias que perderam tudo, o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros e voluntários, além do esforço das Forças Armadas no apoio aos desabrigados.

A reportagem esteve na linha de frente das equipes dos bombeiros, nos abrigos, hospitais de campanha, central de doações e nos locais improvisados para receber milhares de animais domésticos que ficaram esquecidos na enchente. O programa aborda a questão climática, ouvindo o climatologista Carlos Nobre, além de engenheiros e especialistas que explicam a catástrofe que superou a enchente de 1941, quando o nível do Guaíba chegou a 4,76 metros, durante 22 dias de chuva, em maio daquele ano. Em 2004, a tragédia foi maior, pois o Guaíba chegou a 5,33 metros, quase 500 cidades foram atingidas.

O documentário traz, ainda, explicações e possíveis soluções para a tragédia, dando voz a engenheiros, cientistas, médicos, moradores e autoridades que estão trabalhando na reconstrução do Estado. Foram, ao menos, 80 relatos e entrevistas durante 14 dias de reportagens em Porto Alegre e Região Metropolitana. Nas áreas atingidas no interior do Rio Grande do Sul, a equipe teve o apoio da Ulbra TV, afiliada à TV Cultura, com sede em Canoas.

Ficha técnica:

Documentário: Um Estado Devastado pelas águas - A Tragédia no Rio grande do Sul

Duração: 60 minutos

Reportagem e roteiro: Laís Duarte

Edição de texto: Jorge Valente

Pauta: Plínio Delphino

Chefia de reportagem: Marici Capitelli

Produção: Ricardo Ferreira

Cinegrafista: Adriano Tavares 

Assistente câmera: Erinaldo Clemente

Edição de imagens e pós-produção: Leandro da Silva

Direção de núcleo: Simão Scholz

Chefia de redação: José Pola Galé

Direção de Jornalismo: Marília Assef