Na última terça-feira, 16, alguns usuários do Instagram relataram encontrar um ícone redondo e roxo na área de directs. Relatos dão conta que, ao ingressarem na caixa de busca, surge uma figura que não mostra informações adicionais. A Meta, empresa detentora do Facebook e Instagram, comunicou que se trata de uma ferramenta chamada de 'IA da Meta', contudo ainda está em fase de testes.
No futuro, o dispositivo permitirá que os usuários tirem dúvidas, como um chatbot - um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas -. A 'IA da Meta' já chegou aos Estados Unidos e outros países, ainda na versão em inglês. A expectativa era de que fosse liberada no Brasil, tanto no WhatsApp quanto no Instagram, em julho.
Apesar disso, conforme informações da Meta, devido às críticas que a empresa tem recebido em relação à política de privacidade, percebeu que não era o momento de anunciar. Os novos termos estabelecem que as publicações dos usuários em redes sociais não poderão ser usadas para treinar modelos de Inteligência Artificial. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) proibiu o avanço dessas ferramentas e, ainda, estipula multa caso a ordem seja descumprida.