Versão da hora

Após vazamento de dados de usuários, pesquisas apontam queda de 66% de confiança no Facebook

Duas pesquisas mostraram recentemente as dificuldades que enfrenta o Facebook com a sua reputação, após o anúncio do escândalo do uso ilegal de dados envolvendo a Cambridge Analytica. De acordo com o estudo da NBC News, a confiança dos usuários caiu 66% na primeira semana. Já o levantamento do Ponemon Institute registra que os depoimentos do CEO da rede social, Mark Zuckerberg, às comissões na Câmara e no Senado dos Estados Unidos não restauraram a crença do público.

A pesquisa da NBC News mostrou também que a maior parte das pessoas que usa a plataforma percebe que suas informações estão sendo colecionadas e compartilhadas. Apesar disso, a maioria deseja que o Facebook diga quando algo acontece com seus dados. Para 67%, a plataforma tem "a obrigação" de proteger os usuários se informações forem perdidas ou roubadas. O estudo do Ponemon Institute ressaltou que pouco mais de um quarto dos entrevistados concorda com a afirmação de que "o Facebook tem o compromisso de proteger a privacidade de minhas informações pessoais".

Para Larry Ponemon, presidente do instituto, as pessoas encaravam a rede social com respeito porque passavam grande parte de seu tempo lá. "Elas o colocavam em um pedestal tão alto que a queda se tornou mais dolorosa", disse. Na sua visão, há um desgaste cada vez mais nítido da imagem de Zuckerberg, o que alimenta a desconfiança em relação à sua empresa.

Comentários