Depois de estrear no Jardim Botânico de São Paulo, a exposição 'Caravana do Silvinho' desembarcou, nesta segunda-feira, 28, em Porto Alegre para sua segunda parada. O projeto foi idealizado pelo Grupo Silvio Santos, em conjunto com as filhas do apresentador, e busca prestar homenagem ao comunicador em um circuito que deve percorrer capitais até 2026. A mostra, que reúne 45 esculturas do personagem Silvinho, ficará em cartaz até 28 de outubro, no Pontal Shopping (Avenida Padre Cacique, 2893), na Orla do Guaíba.
As peças foram produzidas em fibra de vidro e personalizadas por mais de 40 artistas de diferentes regiões do Brasil. Entre os nomes convidados está Eduardo Kobra, muralista com trabalhos expostos em cinco continentes. ?Essa diversidade regional reforça a representatividade e a abrangência cultural do projeto?, afirma Cintia Abravanel, artista plástica e filha primogênita de Silvio Santos.
Conforme Cintia, a escolha de Porto Alegre para a segunda etapa dialoga com a proposta de levar a obra para locais de grande circulação. ?A 'Caravana do Silvinho' é um convite à memória afetiva. Queremos que cada cidade tenha a oportunidade de se reconectar com a alegria e a irreverência que marcaram a trajetória do meu pai?, diz. Ela ainda afirma que os espaços escolhidos têm como missão democratizar a arte, levando a todos os cantos e para todas as pessoas.
O artista porto-alegrense Diego Berzagui, que integra a mostra, celebra a oportunidade. ?É uma honra representar os gaúchos neste projeto em homenagem ao Silvio Santos. Mesmo sem tê-lo conhecido pessoalmente, sinto que a 'Caravana do Silvinho' me aproximou da história dele?. Diego também relata que a experiência já lhe abriu portas e o deu oportunidade de conviver com outros profissionais da Arte os quais admira.
Para Sérgio Zukov, gerente geral do Pontal Shopping, receber a exposição de abrangência nacional é motivo de orgulho e também uma oportunidade de celebrar um ícone brasileiro. ?Estamos muito felizes com essa iniciativa e esperamos que todos possam prestigiar e celebrar os artistas que se uniram nesse projeto, pensado para alcançar o maior número de pessoas possível?, afirma.