'Computadores para Inclusão': Ministério das Comunicações doou 266 computadores ao Rio Grande do Sul em 2024
Objetivo é ampliar o acesso a cursos e oficinas de computação e conectar diferentes partes do Estado

O programa 'Computadores para Inclusão', do Ministério das Comunicações, pasta vinculada ao Governo Federal, entregou 266 máquinas para o Rio Grande do Sul ao longo do ano passado. As doações foram distribuídas para 31 pontos de inclusão digital, a maioria localizados em escolas, de 11 municípios gaúchos. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso a cursos e oficinas de computação e conectar diferentes partes do Estado.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a relevância do programa ao mencionar que o mesmo busca proporcionar oportunidades iguais a todos, principalmente àqueles mais necessitados. "A meta do presidente Lula e do nosso governo é conectar a todos e não vamos deixar ninguém para trás. Este é um programa muito valioso e que nos orgulha muito, com mais de 50 mil doações de computadores para escolas e associações e entidades em todo o Brasil. Os cursos oferecidos por meio desta parceria, com certeza vão contribuir para o crescimento profissional de todos, principalmente aqueles que mais precisam, gerando novas oportunidades e abrindo um novo mundo de possibilidades", afirma.
Além das doações de equipamentos, o projeto também exerce um papel na capacitação dos cidadãos por meio de Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), espaços que oferecem formação técnica e contribuem para a redução do descarte incorreto de resíduos eletrônicos. O programa, que nos últimos dois anos focou em áreas de difícil acesso, é previsto para ser expandido para todo o Brasil ao longo deste ano, atendendo os 26 estados e o Distrito Federal.