Abess promove jornada formativa sobre Educação Inclusiva nas redes públicas
Evento ocorre na PUCRS com objetivo de qualificar educadores e fomentar políticas públicas voltadas à equidade educacional
A Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess), em parceria com as prefeituras de Porto Alegre e Alvorada, promove evento que gira em torno da Educação Inclusiva, no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A jornada, que iniciou na segunda-feira, 28, segue até a próxima sexta-feira, 1º de agosto, com atividades presenciais distribuídas em quatro prédios da universidade e cujo encerramento oficial está previsto para às 17h, na Rua da Cultura.
A programação integra os programas 'Incluir+POA' e 'Acolher & Incluir Alvorada', conduzidos pelas secretarias municipais de Educação das duas cidades. O objetivo é promover uma formação continuada voltada à equidade educacional e ao aprimoramento das práticas inclusivas nas escolas públicas. Além disso, a ação busca articular políticas públicas baseadas na escuta ativa das comunidades escolares e das famílias atendidas.
Durante os cinco dias de atividades, os participantes contam com painéis simultâneos que abordam temas como Neurodiversidade, Saúde Mental, Racismo Estrutural, Medicalização, Seletividade Alimentar, Tecnologias Assistivas, arte como linguagem de pertencimento e participação das famílias no processo educativo. O seminário envolve profissionais da Abess que atuam na rede pública.
Programação
Entre os nomes confirmados na programação estão Denise Costa Ceroni, Letícia Ulbrich, Giano Rezende, Carla Zarbato, Roberta Vargas e Vinícius Pasqualin. Também participam representantes da Abess, como Sheyla Werner, diretora geral de Inclusão, e Laura de Andrade, diretora executiva.
Em sua fala, Laura destacou a importância do compromisso coletivo com a garantia de direitos. "A inclusão precisa acontecer agora, as crianças estão nas escolas, não é um favor, é um direito. Direito se garante com políticas públicas sérias e com uma escuta comprometida com todas as infâncias."
Ontem, 29, o secretário municipal de Educação de Porto Alegre, Leonardo Pascoal, ministrou a palestra 'Desafios da Educação de Porto Alegre e o planejamento de gestão para superá-los'. Para o gestor, a formação dos profissionais é essencial para transformar a rede. "Estamos vivendo um ciclo de mudança cultural na educação pública. E isso começa pela formação daqueles que estão na linha de frente, com as crianças, todos os dias."
Sobre os programas
O programa 'Incluir+POA' foi implantado em novembro de 2023 e atende atualmente cerca de 4,5 mil estudantes com deficiência na rede municipal de ensino da capital. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Abess, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por mais de 900 profissionais, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e agentes de Educação Inclusiva.
Já em Alvorada, o programa 'Acolher & Incluir' foi criado com o intuito de inserir os estudantes de inclusão em um ambiente mais adequado ao seu desenvolvimento. Em maio deste ano, a assinatura de um aditivo ao convênio entre o município e a Abess resultou em um aumento de 50% no número de agentes de inclusão atuando nas escolas do muncípio, fortalecendo o atendimento educacional especializado de forma mais ampla e efetiva.
Coletiva