A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizará três sessões do projeto 'Curta no Jardim', com exibição de 10 curtas-metragens do 'Acervo Videobrasil'. As exibições ocorrerão a partir de 20 de fevereiro, às 19h30, no Jardim Lutzenberger, no 5º andar da CCMQ. Com entrada gratuita, a iniciativa é voltada para promover a reflexão sobre paisagens, imagens e narrativas.
A primeira sessão, intitulada 'Ruínas da Terra', abordará o impacto do capitalismo moderno na paisagem. "Os vídeos destacam que o espaço não é inerte, mas formado por camadas de existências que resistem a apagamentos constantes", explica o curador Marco Antônio Filho. Em caso de chuva, as exibições ocorrerão em espaços internos do local.
O projeto, lançado em 2024, é uma parceria entre a CCMQ, o Instituto Estadual do Cinema (Iecine) e a Cinemateca Paulo Amorim. Desde sua criação, recebeu organizações culturais de destaque, consolidando-se como uma plataforma de diálogo entre arte e público. O plano anual da CCMQ é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínios de empresas como Banrisul, Hyundai e Lojas Renner.