Celebração dos 118 anos do Jockey se une à design independente e economia criativa
Evento em parceria com a Open Design Independente resgata a história da entidade por meio de temáticas como moda e decoração

O Jockey Club do Rio Grande do Sul recebe, em 6 e 7 de setembro, a 'Feira de Design do Open Design Independente'. A empresa se une ao clube para prestar homenagem e abordar a história da entidade, que completa 118 anos neste domingo, 7. A curadoria do evento apresenta e reúne exposições de moda, joalheria, decoração e utilitários em iniciativas que ocuparão ambientes como o salão panorâmico, com vista para o rio Guaíba e a pista de corrida.
Camila Farina, fundadora e curadora da 'Open Design Independente', ressalta a importância do diálogo entre o espaço e o Design. Segundo ela, o clube é um espaço de celebração de cultura e tradição porto-alegrense. "Um ambiente que guiou moda e estilo de vida, que conectou ainda mais o gaúcho com os cavalos, que promovia encontros importantes e memoráveis. Estamos propondo um novo tempo para o Jockey, democratizando o Design e contando a sua história", relata.
Para o presidente da entidade, Gil Irala, a união com a 'Open Design Independente' representa um novo momento. "É um orgulho recebê-la neste momento tão simbólico de nossos 118 anos. O evento ressalta a nossa cultura e conta a nossa história através da moda, da arquitetura e do estilo de vida que sempre estiveram presentes no clube, reafirmando o papel do Jockey como espaço de elegância, criatividade e pertencimento para a sociedade gaúcha ", comenta.
Ações e atrações
Entre as ações, destaca-se a 'Novos Velhos Tempos'. Instalada no corredor de entrada do Salão de Apostas, a exposição de Moda aposta na conexão do contemporâneo com a tradição. A 'CÓS Costura Consciente', liderada pela designer de moda Marina Giongo, apresentará trajes criados com guarda-chuvas reciclados, elemento tradicional da marca, indo desde modelos inspirados na Belle Époque da década de 1900, até os tempos modernos. Peças da marca também estarão à venda no evento.
A feira também contará com atrações como palestras de Moda, onde personalidades do setor abordarão o desenvolvimento da Moda e do Design por meio do tempo no dia a dia dos gaúchos. A atividade será mediada pelas curadoras de Moda e Design Camila Farina e Giselle Padoin
Além de bate-papos, a designer de chapéus Cris Susin trará uma revisitação da moda que registra a trajetória do Jockey Clube do Rio Grande do Sul. As peças, chamadas de fascinators, ganharam força com as realezas francesa e britânica. Os acessórios estarão à venda e também serão disponibilizados para fotos no ambiente.