Cinemas no Estado registram crescimento de 4% no público em 2024

Animação 'Divertidamente Mente 2' liderou as bilheterias do Estado, com mais de um milhão de espectadores às salas gaúchas

Segundo especialistas, o crescimento de 4% no públicos dos cinemas gaúchos em 2024 foi impulsionado, em grande parte, por lançamento super aguardados pela população, como 'Divertida Mente 2' - Crédito: Reprodução

De acordo com dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), divulgados recentemente, o número de pessoas que foram às salas de cinema no Rio Grande do Sul chegou a 5,3 milhões no ano passado. Esse volume representa um crescimento de 4% em relação a 2023, consolidando-se como o maior público no Estado desde o início da pandemia.

Esse crescimento na quantidade de ingressos vendidos reflete não apenas uma recuperação da indústria cinematográfica após os períodos mais críticos da pandemia e da enchentes de maio, mas também uma tendência positiva no consumo de materiais Audiovisuais. Além disso, o levantamento indica que o público gaúcho tem se reaproximado das experiências presenciais, valorizando o ambiente coletivo e a grandeza que as produções adquirem nas telonas.

Para Hormar Castello, presidente do Sindicato dos Exibidores Cinematográficos, "o 2024 foi mais um ano de afirmação pós-pandemia para o setor". Hormar pontua que o GNC Cinemas do Praia de Belas, estabelecimento do qual é sócio-diretor, chegou a ficar sem atividades durante o período das cheias, em virtude do fechamento do shopping.

O principal responsável pelo desempenho positivo foi 'Divertida Mente 2'. A animação levou mais de 22 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros e mais de 1 milhão no Estado, sendo o único longa a passar desse valor. A sócia-proprietária da Cult Cinemas, Cristiane Brandolt, destacou a força do longa. "É um filme que tem uma combinação de sucesso, de faro muito bom e engraçado. Também coloca públicos de todas as idades, e tem uma mensagem importante de fundo, além de personagens cativantes", avalia.

Perspectivas para 2025

Homar "não garante que o resultado que o resultado de 2024 possa repetir", atribuindo essa previsão ao fenômeno que foi a animação da Pixar. "Para compensar esses 22 milhões de 'Divertida Mente 2', teríamos que ter quase três filmes de oito milhões, só para se ter ideia do quão impressionante que foi. É complicado chegar nisso", analisa.

Já na visão de Cristiane, as perspectivas para 2025 são "promissoras e otimistas". Ela aposta em lançamentos esperados com grande potencial de bilheteira, como 'Lilo & Stitch', 'Superman' e 'Avatar: Fogo e Cinzas'. "Acredito que haja potencial para superar 2019, recuperando de vez os prejuízos da pandemia. Mas vamos aproveitar agora, pois o mercado é instável, daqui 4 ou 5 anos pode voltar a ficar imprevisível", conclui.

Comentários