Custódio Galeria será um novo local para apreciação da arte em POA

Localizado no Centro Histórico da Capital, espaço deve ser inaugurado no segundo semestre deste ano

Custódio Galeria se localiza no Centro de POA - Reprodução/Instagram

A partir do segundo semestre deste ano, Porto Alegre contará com um novo espaço para ser utilizado por admiradores e consumidores da arte. Localizada na Rua Riachuelo, no Centro Histórico da Capital gaúcha, a Custódio Galeria está em reforma e se prepara para abrir as portas. A data de inauguração deve ser divulgada em breve.

O idealizador e empresário, Anderson Coelho, explica que o empreendimento foi planejado para trazer, não só para o porto-alegrense, mas para os gaúchos, uma nova atração cultural, "que servirá de apoio para artistas e produtores da área, que buscam um espaço para novas exposições e experiências". "A ideia é receber profissionais de fora do Rio Grande do Sul e abrir espaço para quem está produzindo por aqui", afirma. O design do ambiente é assinado pelo arquiteto Thiago Barella.

Com a temática 'abertura de caminhos', em uma referência à Bará, um dos principais orixás das religiões de matriz africana, a exposição de inauguração já está sendo planejada. Para tanto, a equipe de curadoria está em negociação com alguns artistas. 

A denominação da galeria vem do folclore de Porto Alegre. Custódio Joaquim de Almeida foi um príncipe africano que viveu no município, do final do século XIX ao início do século XX, e aconselhava governadores e a alta sociedade. "O nome escolhido é um símbolo de valorização do povo preto gaúcho, uma história rica que, se não cultivada, pode se esvaziar com o passar dos anos", ressalta Coelho.

Comentários