Defesa Civil italiana visita o Rio Grande do Sul para atividades de intercâmbio técnico e cooperação
Debate aborda o que há de mais avançado em proteção contra desastres climáticos, sistema de alertas, gestão de emergências e calamidades

Membros da Defesa Civil italiana visitam o Rio Grande do Sul, até esta quinta-feira, 17, para atividades de intercâmbio técnico e cooperação entre os países. O debate aborda o que há de mais avançado em proteção contra desastres climáticos, sistema de alertas, gestão de emergências e calamidades, entre outros assuntos. Porto Alegre, Serra e Vale do Taquari estão no roteiro dos especialistas europeus, trazidos ao Brasil pelo Consulado-Geral da Itália da capital gaúcha.
De acordo com o cônsul-geral Valério Caruso, a intenção era trazer a comitiva logo após as chuvas de setembro de 2023, que causaram diversos estragos. Porém, o novo episódio de 2024 adiou o momento. "Quando testemunhamos aqueles eventos extremos, pensamos em trazer para cá os melhores técnicos que temos na Itália sobre o assunto. Só não sabíamos que 2024 seria ainda pior, e por isso essa cooperação Brasil e Itália só pode ser realizada agora", afirma.
Roteiro do intercâmbio
O roteiro da comitiva iniciou na última terça-feira, 15, com agendas em Porto Alegre. Na oportunidade, os italianos conheceram o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, em evento no auditório da Superintendência de Portos e Hidrovias. Dali, partiram para uma navegação de reconhecimento no Rio Guaíba.
Nesta quarta-feira, 16, a comitiva se encontrará com o governador Eduardo Leite, além de conhecerem o Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre. À tarde, irá ao Vale do Taquari, onde visitará a cidade de Muçum, uma das que mais sofreram com as recentes cheias. Por lá, participará de uma reunião técnica com os coordenadores de Proteção Civil e representantes de 36 municípios da região. Encontrará também os responsáveis pelos sistemas de prevenção contra inundações e pelo Sistema de Prevenção e Defesa contra Riscos de Inundações do Vale.
As atividades se estendem nesta quinta-feira, 17, na Serra. Em Bento Gonçalves, os especialistas conhecerão o distrito de Faria Lemos, no local onde foi instalado o Gabinete de Crise da Defesa Civil em 2024. Outros quatro pontos da cidade serão visitados pelo grupo, todos com registros de incidentes registrados em função de deslizamentos no ano passado.
O ponto alto do roteiro é o 'Seminário Internacional sobre Cooperação entre a Proteção Civil do Rio Grande do Sul e a Itália', que acontecerá no Centro de Indústria e Comércio (CIC) de Bento Gonçalves. Para Valério, este evento é a chance de toda a comunidade da Serra, e do Estado, de buscar conhecimento com os melhores que a Itália tem na área. "A história do nosso país nos fez resilientes aos desastres e ensinou como atuar em episódios extremos, e é isso que será passado aos participantes. Nossa expectativa é de casa lotada e um momento de muito compartilhamento", define.