Estado precisa qualificar 957,8 mil de profissionais até 2027, segundo Senai

Projeção leva em conta o crescimento da Economia e do mercado de trabalho

Levantamento é elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) - Crédito: Reprodução

Para atender a demanda da indústria do Rio Grande do Sul nos próximos três anos, será necessário qualificar 957,8 mil profissionais entre 2025 e 2027, segundo o Mapa do Trabalho Industrial. O número contempla a necessidade de formação de 147 mil pessoas e de requalificação de 810,8 mil que já estão no mercado. A projeção leva em conta o crescimento da Economia e do mercado de trabalho. 

O levantamento é elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo é uma ferramenta de inteligência para subsidiar as ações de planejamento de oferta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). "A pesquisa é uma ferramenta importante para orientar as estratégias do Senai-RS, integrante do Sistema Fiergs. A indústria precisa de pessoas capacitadas e o Senai-RS está atento para atender estas demandas antes de elas aparecerem", ressalta o presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier.

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, o estado precisará de 147 mil trabalhadores com uma nova formação para atender o ritmo de criação de empregos e a reposição de trabalhadores que deixarão o mercado de trabalho formal. As projeções para o Rio Grande do Sul também mostram que 810,8 mil trabalhadores precisarão de treinamento e desenvolvimento para atualizarem as competências nas funções que já desempenham na indústria e que também são demandadas por outros setores no Brasil. Confira o estudo completo aqui.

Comentários