Neste sábado, 11, a partir das 11h, Porto Alegre será palco da celebração 'A Hora do Mate', um evento gratuito que convida a comunidade a viver um dia inteiro dedicado a um dos símbolos mais fortes do Rio Grande do Sul: o chimarrão. A programação ocupa a Orla do Guaíba (Avenida Edvaldo Pereira Paiva - bairro Praia de Belas), em frente à Usina do Gasômetro com atividades de música, poesia, dança, gastronomia e vivências coletivas.
As festividades abrem com a primeira rodada de mate - presencial e virtual - marcada por declamações e projeções. Ao longo do dia, o público ainda poderá circular entre diferentes espaços temáticos, como a 'Alameda do Mate', o 'Espaço Kids e Fagundinhos' e o 'Espaço Gourmet'. No palco principal, o evento contará com a presença dos mestres de cerimônia Ernesto e Neto Fagundes.
Os condutores das festividades ainda apresentarão 'A Hora do Mate', onde mesclarão poesia, música e vídeos que resgatam a trajetória da bebida, desde os rituais Guarani até a identidade missioneira atual. Ernesto detalha o objetivo do evento: "Queremos buscar as coisas simples. O próprio palco é uma proposta intimista, para que os artistas fiquem próximos do público e dessa roda de chimarrão."
De acordo com Ernesto, o palco, redondo e de madeira, remete a uma cuia vazada, tendo o entardecer como pano de fundo. Ele ainda acrescenta que este é o primeiro evento na Orla do Gasômetro após as enchentes de 2024. O festival poderá ser acompanhado do início ao fim em tempo real pelo link que será divulgado no Instagram, @ahoradomate2025.
Shows e atrações
A programação conta com show de rap do artista Rafuagi, espetáculo de dança com o grupo 'Brazil Estrangeiro Capoeira Casa Grande' e a 'Invernada Micuim' do CTG Tiarayú. Além disso, haverá um show do missioneiro Leandro Rodrigues e da Fábrica de Gaiteiros. A segunda rodada do mate, às 17h, quando o pôr-do-sol servirá de cenário para a união do público em torno da cuia.
Além disso, o dia contará com uma homenagem ao cronista gaúcho Luis Fernando Verissimo. A noite encerra com o show de Os Fagundes e convidados, entre eles Pedro Veríssimo, Renata Adegas e Juliano Barreto.
Aberto e gratuito, o evento mira um público amplo e diverso: famílias, turistas, jovens curiosos, estudantes, artistas e moradores da cidade. Ao mesmo tempo em que procura resgatar a memória dos mais velhos, também busca dialogar com crianças e adolescentes, mostrando que o mate pode ser ponto de encontro entre passado e futuro.