Expoagas 2025: Painel sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul marca abertura da convenção

Centro de Eventos da Fiergs sediou a 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados com painéis abordando resiliência do mercado e reconstrução

19/08/2025 17:04
Expoagas 2025: Painel sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul marca abertura da convenção /Créditos: Larry Silva

Na manhã desta terça-feira, 19, a Expoagas 2025 - 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados, iniciou-se com um painel que aborda a temática de reconstrução do estado após as enchentes de 2024. A abertura, que foi conduzida por Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), contou com uma homenagem às empresas que estiveram na edição inaugural da feira, em 1983.

O primeiro painel do dia, intitulado 'Transformação: O Renascimento do RS', foi conduzido pelo cientista político Fernando Schüller e teve participação de João Galassi, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), do ex-jogador de futebol e fundador do projeto social Seleção do Bem, Dunga, e do secretário adjunto da Casa Civil do Governo do RS, Gustavo Paim, Antônio Cesa Longo, atual presidente da AGAS e seu sucessor, que passará a liderar a entidade em setembro, Lindonor Peruzzo Jr. 

Após o início da conversa, liderado por Schüller, ter tido participação da platéia, Paim relata sobre os eventos climáticos recentes no Estado. "Acredito que a sociedade esteja mais consciente e o Estado está mais preparado. Temos muito a evoluir, mas eu não tenho dúvida que nós já estamos num passo muito melhor do que estávamos", destaca o secretário. 

"O governo tem a sua responsabilidade, mas nós precisamos fazer a nossa parte enquanto sociedade. Precisamos evoluir e não ficar parados nessas situações adversas", foi o depoimento de Dunga, que destaca o trabalho feito pela Seleção do Bem e a solidariedade do povo gaúcho, que doou mais de 650 mil quilogramas de alimentos nos últimos anos, gerando cerca de 3 milhões e 250 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Galassi pondera os esforços do setor supermercadista diante das dificuldades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul: "O povo gaúcho é o motor do renascimento desse Estado. Estive aqui nas enchentes e vi as lojas com água até o teto. Ainda assim, precisamos celebrar que o Rio Grande do Sul manteve o ICMS e hoje tem a oitava cesta básica mais barata do país", salientou. 

Longo e Peruzzo reforçam a relação de diálogo aberto com o poder público e a necessidade de auxílio aos negócios do segmento, independente do porte. Estamos sempre dispostos a contribuir e dialogar com o Governo do Estado. Nosso embate é honesto e respeitoso. No ano passado, esse Centro de Eventos estava debaixo d'água, mas conseguimos realizar o evento pelo compromisso que temos com as nossas empresas", comenta Longo. "Sabemos da dificuldade que vivemos, sobretudo pelo que aconteceu no ano passado. Vamos trabalhar para fortalecer o setor com consultorias, capacitação. Queremos seguir as articulações com o poder público, focando em defender o supermercadista gaúcho, seja ele pequeno, médio ou grande", relata Peruzzo.