Exposições nas galerias da Trensurb terminam amanhã

Trabalhos 'O feminino e a expressão criativa no caos' e mostra da Coletânea dos Artistas Gaúchos estão nas estações Rodoviária e Mercado, respectivamente

Exemplos de artes que estão nas mostras - Artes de Marcelo Bittencourt e Graça Tirelli

Terminam amanhã, 31, duas mostras de artes visuais realizadas pela Trensurb em parceria com o Serviço Social do Comércio do Rio do Grande do Sul (Sesc-RS). 'O feminino e a expressão criativa no caos', de Marcelo Bittencourt, está na Galeria Xico Stockinger, na estação Rodoviária (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 70 - bairro Centro), e a terceira exposição com obras da Coletânea dos Artistas Gaúchos, na Mercado (Avenida Júlio de Castilhos, 1 - 3 - bairro Centro Histórico). As atrações funcionam das 5h às 23h20 e o valor do ingresso é o custo de uma tarifa unitária do transporte (R$ 4,50). 

Na primeira delas, o artista Marcelo Bittencourt expõe artes que possuem diferentes técnicas, como tinta acrílica e nanquim, mas também materiais descartáveis e recicláveis, como revistas, embalagens e lixo não perecível. Ainda há o procedimento misto de caneta esferográfica, tinta acrílica, nanquim e marcadores permanentes. O tema da mostra é o poder criativo da mulher, que pode dominar ou viver no meio do caos. O equilíbrio das manchas soltas e das linhas definidoras cria um estilo único, improvisado e expressivo, que transita entre a pintura e o desenho. Uma das imagens homenageia Frida Kahlo.

Já a Coletânea dos Artistas Gaúchos é desenvolvida pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos e visa destacar a produção dos artistas visuais do Estado, para  dar visibilidade a um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Nesta terceira edição, de um total de cinco, são apresentados trabalhos de Beatriz Balen Susin, Graça Tirelli e Rita Gil.

Além do espaço físico, mensalmente, imagens de três obras de cada um dos 14 artistas participantes são divulgadas nas redes sociais da Trensurb. Ainda, as peças são veiculadas nos monitores do Canal Você, que apoia o projeto. A iniciativa tem curadoria do poeta e assessor da empresa metroviária, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico. 

Comentários