Internacional reúne imprensa para anunciar revitalização do Gigantinho
Reforma está prevista para iniciar no meio de 2025, com encerramento no final de 2026

O início da tarde desta quinta-feira, 7, foi de anúncios para o setor do Turismo de Porto Alegre. Isso porque, o Sport Club Internacional reuniu a imprensa para apresentar a revitalização do centro esportivo/eventos Gigantinho. Com o objetivo de que ele volte a ser um destino de espetáculos e eventos, a reforma está prevista para iniciar no meio de 2025, com encerramento para o final de 2026. A equipe de Coletiva.net esteve presente no encontro para conferir os detalhes.
Na ocasião, estiveram presentes autoridades públicas e do Inter, como: o governador do Estado, Eduardo Leite; o secretário do Turismo, Ronaldo Santini; o secretário da Comunicação, Caio Tomazeli; o presidente do Clube, Alessandro Barcellos; entre outros. As empresas RBS Ventures e Tornak Holding serão parceiras da iniciativa e se juntam ao Clube para revitalizar o espaço, que contará com um investimento inicial de mais de R$15 milhões.
As duas empresas usarão sua expertise na gestão de espaços de entretenimento e experiência de captação de eventos e de patrocinadores para apoiar a viabilização do novo Gigantinho. O prédio seguirá pertencendo integralmente ao Inter, com a liderança da gestão exercida pela própria instituição.
No primeiro semestre do ano que vem, será realizado um encontro reunindo as principais produtoras regionais e nacionais para apresentar detalhes técnicos da modernização da estrutura. Além disso, mostrará ao mercado a lista completa de patrocinadores, fornecedores e demais parceiros da iniciativa.
Sobre o novo espaço
O projeto é assinado pela equipe de Patrimônio do Internacional. Com a estrutura renovada e capacidade de público superior a 10 mil pessoas, o Gigantinho ficará apto a receber uma programação de diferentes portes e perfis, como shows, eventos corporativos, apresentações cênicas e jogos das mais diversas modalidades.
A proposta parte da recuperação da área externa, com a utilização de um elemento arquitetônico fabricado em estrutura metálica que envolverá a fachada. A mudança tem a intenção de promover um visual moderno, mas sem interferir no valor histórico da construção. A cobertura externa contará com iluminação cênica versátil, que poderá ser sincronizada com o sistema de luzes do Estádio Beira-Rio, além da implementação de um sistema de iluminação interna.
O projeto conta com a revitalização das arquibancadas e sanitários, a fim de melhorar a acessibilidade, além de renovados camarotes e tribunas. Os bares estarão distribuídos no interior do Gigantinho, com opções de alimentação e bebida. Para a comodidade do staff envolvido nos eventos, haverá a instalação de núcleos de vestiários, camarins coletivos e individuais. Além disso, haverá um estacionamento ao lado do local.
Para prática esportiva
A fim de levar maior praticidade e versatilidade, a reforma prevê a renovação do piso da quadra com possibilidade de sobreposição de placas modulares, com material de rápida instalação e baixa manutenção, mas com absorção dos impactos. A pista poderá, assim, receber tanto eventos culturais quanto poliesportivos: jogos de futsal, vôlei, basquete, handebol, lutas, entre outros.
Inaugurado em 4 de novembro de 1973, o espaço situado junto ao Beira-Rio já foi palco de de eventos e shows de artistas como: Elis Regina (1981), Iron Maiden (1992 e 2008), Oasis (2009), Shakira (1997), a banda inglesa The Cure (1987), a californiana Red Hot Chili Peppers (2002), o beatle Ringo Starr (2011), Robert Plant (2012), além de importantes torneios esportivos, como a Copa Davis de Tênis (2009), UFC Fight Night (2015) e a Copa Intercontinental de Futsal (1997).