Lançamento de livro em Porto Alegre tem evento inspirado em festa do divórcio

Romance Não jogue fora um homem bom desses, de Ana Emília Cardoso, aborda o fim do casamento

23/10/2025 15:47 / Atualizado em 23/10/2025 15:54
Lançamento de livro em Porto Alegre tem evento inspirado em festa do divórcio /Crédito: Julio Chinazzo

A escritora Ana Emília Cardoso lançará o romance 'Não jogue fora um homem bom desses', publicado pela Editora Faria e Silva, na próxima terça-feira, 28, às 17h, no Barco Cisne Branco (Avenida Mauá, 1050 - armazém B3 - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre. O evento terá como inspiração as festas do divórcio, que têm se popularizado como uma forma de celebrar o recomeço. Autora de 'A mulher que atravessa a ponte', 'A mamãe é rock' e 'A mamãe é punk', que trazem um humor afiado e ironia, na nova obra ela mergulha em um tema mais delicado: o fim do casamento e as aventuras ao redor dos relacionamentos na meia-idade.

A inspiração para o livro surgiu durante a pandemia, quando a autora testemunhou de perto o término de relacionamentos de vários casais de amigos, alguns dolorosos, outros libertadores. Ana explica que o título do romance nasceu de uma frase de julgamento que muitas mulheres ouvem ao se divorciar: ?Como você vai abrir mão de um homem desses nessa idade??.

A brincadeira revestida de crítica social ilustra a capa, que ironiza os ideais de perfeição feminina com a imagem de uma mulher da década 1950, retirada de antigos anúncios publicitários. A escritora Giovana Madalosso resume o tom da obra: ?Ana Cardoso fala de casamento e separação de uma forma inusitada e corajosa, sem nunca perder o humor.? Por meio da trama, a autora convida os leitores a se perguntarem: quando chega a hora de se separar? É dor ou libertação?

Festa da separação 

Fazendo uma alusão às festas de divórcio que vêm se popularizando, a escritora decidiu embarcar na tendência. Por isso, realizará uma festa de lançamento no Barco Cisne Branco, em Porto Alegre. Junto da psicóloga Adriana Wagner, ela receberá o público para uma conversa sem pudores. A entrada dá direito a um exemplar do livro, que promete boas risadas. Os ingressos são limitados e estão disponíveis no site do Cisne.