Leilão aprova investimento de R$ 350 milhões para o Cais do Mauá

Reformas serão realizadas no trecho entre Usina do Gasômetro e Estação Rodoviária

Prefeito Sebastião Melo, o vice-prefeito Ricardo Gomes e o governador Eduardo Leite acompanharam a aprovação do projeto nesta terça-feira - Crédito: Reprodução/Mateus Raugust/PMPA

Foi formalizado em leilão da Bolsa de Valores (B3), nesta terça-feira, 6, que a parceria-público-privada disponibilizará mais de R$ 350 milhões para a revitalização do Cais do Mauá. O prefeito Sebastião Melo (MDB) e o vice-prefeito Ricardo Gomes (MDB) acompanharam o ato realizado pelo governo do Estado na capital paulista, momento em que foi confirmada a aprovação da proposta apresentada pelo Consórcio Pulsa RS, que administrará o local por 30 anos. A intenção é melhorar e recuperar a urbanização do trecho de três quilômetros entre a Usina do Gasômetro e a Estação Rodoviária.

A prefeitura de Porto Alegre vem trabalhando junto com o Estado para diferentes melhorias, entre elas questões relacionadas para viabilizar a revitalização do Cais do Mauá. Neste caso, o município foi responsável pelas etapas de licenciamento e atualização da legislação da capital. Esses resultados surgiram, a partir do projeto aprovado no ano de 2021, na Câmara Municipal, o Programa de Reabilitação do Centro Histórico que tem como objetivo desenvolver recuperações e transformações na urbanização.

Na sequência, em junho de 2022, a municipalidade promoveu uma audiência pública para a apresentação do Estudo de Viabilidade Urbanística do projeto de revitalização. Em seguida, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Cmdua) aprovou o estudo realizado. O projeto de concessão administrativa foi desenvolvido pela Secretaria de Parcerias e Concessões do Estado em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).

O prefeito Sebastião Melo (MDB) destaca que a aprovação se torna em um momento histórico para a cidade, por conta do trabalho desempenhado para a construção  da proposta. "A prefeitura se uniu verdadeiramente ao projeto liderado pelo Governo do Estado para, finalmente, tirarmos do papel esse sonho de todos os gaúchos", diz. O chefe do executivo municipal ainda complementa que o processo seguiu  com celeridade para viabilizar as próximas estampas com objetivo das obras acontecerem. 

O Vice-prefeito Ricardo Gomes (MDB) também se pronunciou referente aos projetos para a cidade, as melhorias e as questões relacionadas à economia do local. "Vamos vivenciar uma grande transformação alinhada com as mudanças concretas que a cidade vem experimentando. Atrair projetos deste porte para Porto Alegre é investir diretamente na geração de empregos e numa relação inovadora com o Guaíba", afirma. Governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB) destaca que o projeto "tem tudo para dar certo". "O nosso Estado tem um passado do qual nos orgulhamos muito, mas, mais do que esse passado, nós temos um futuro que nos anima, que nos motiva e que nos entusiasma", complementa. 

Comentários