Linha C4 da Carris será extinta após oito anos de funcionamento

Também conhecida como Balada Segura, operação de ônibus deve deixar de circular até o final de setembro

Linha C4, da Carris, será extinta - Crédito: Luciano Lanes / PMPA

Criada em 2011, a linha C4 (Balada Segura) da Carris, de Porto Alegre, será extinta e deverá parar de circular até o final de setembro. A justificativa é a baixa demanda, resultado do avanço dos aplicativos de transporte, aliado a questões como insegurança e preço da passagem. Nascido como uma opção segura para quem vai a festas e não pode dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, o C4 acabou se tornando uma linha que transporta trabalhadores da noite e estudantes, em sua maioria.

A EPTC contabilizou uma média de seis passageiros por viagem em 2018, o que fez a Carris protocolar junto à EPTC um pedido para desativar a linha. A requisição foi aprovada pelo Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). O número de passageiros vinha caindo de uns anos para cá, e, há de dois anos, aproximadamente, a Carris havia alterado o número de vezes que o C4 faz seu trajeto.

Quando criado, o ônibus começava a operar às 22h e seguia até às 4h30, com intervalos de 20 minutos. Hoje, o horário de atendimento é o mesmo, porém, as viagens ocorrem de meia em meia hora até 23h30. Depois, ele aumenta o intervalo e passa de hora em hora.

Comentários