Mercopar busca conectar compradores internacionais de empresas brasileiras
Projeto do Sebrae RS procura aproximar empresas compradoras estrangeiras e pequenos negócios exportadores brasileiros

A 34ª edição da 'Mercopar', que acontece de 14 a 17 de outubro, no Centro de Eventos Festa da Uva (R. Ludovíco Cavinato, 1431 - Nossa Sra. da Saúde), em Caxias do Sul, introduzirá o 'Projeto Comprador Internacional'. O evento tem como objetivo aproximar empresas compradoras estrangeiras e pequenos negócios exportadores brasileiros. As inscrições para as organizações participarem do projeto são gratuitas e estão abertas pelo link. As vagas são limitadas.
A feira incorpora, neste ano, cerca de 30 empresas de outros países, em especial da América Latina, que terão contato com outros 120 fornecedores nacionais. São vendedoras de produtos e serviços dos segmentos metalmecânico, automação industrial, eletroeletrônica, plástico, borracha, máquinas e equipamentos, peças e partes, serviços industriais, entre outros.
Segundo o analista de Competitividade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lucas Frohlich Benites, a iniciativa serve para ampliar o mercado das empresas. "O projeto atrai o interesse de empresas que querem buscar novos mercados e diversificar seus clientes e não querem ficar só dependentes do mercado interno", explica.
As empresas participantes são identificadas por meio de sondagem e mapeamento de compradores internacionais alinhados com os produtos e serviços das instituições brasileiras. Para Lucas, esta é uma oportunidade não só para a expansão de vendas internacionais como também para estabelecer potenciais parcerias com grandes organizações em ramos emergentes do continente. "O impacto logístico não é tão grande, um fator que contribui para que as empresas brasileiras possam diversificar ainda mais seus mercados e não focar somente nos países de economias tradicionais e mais consolidadas.", afirma.
A perspectiva é que os acordos com o projeto aumentem este ano. "No ano passado foram aproximadamente R$ 18,5 milhões. Nossa expectativa para este ano é superar os R$ 20 milhões em geração de negócios. É uma oportunidade que vale muito a pena, porque tem o potencial de mudar as empresas de patamar e com o desenvolvimento de negociações extremamente rentáveis."