O Ministério das Comunicações realizou, recentemente, a entrega de 500 computadores recondicionados no Museu da Cultura Hip Hop, em Porto Alegre. A iniciativa teve como propósito apoiar projetos sociais voltados à inclusão digital e ampliar o acesso de jovens e adultos das comunidades periféricas a espaços de informática e capacitação profissional.
Os dispositivos foram preparados no Centro de Recondicionamento de Computadores, instalado no bairro Belém Novo, onde alunos aprenderam a restaurar máquinas doadas por bancos e órgãos públicos. ?São equipamentos que ajudarão associações, movimentos e entidades que fazem trabalhos muito importantes nas comunidades gaúchas?, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, durante a cerimônia de entrega.
Na mesma ocasião, ocorreu a formatura de 70 jovens em cursos de informática, montagem e desmontagem de computadores e Design Gráfico. O ministro ressaltou que ?cada certificado representa um passo em direção a novas oportunidades de trabalho e renda?. A iniciativa também busca estimular a autonomia digital e possibilitar maior inserção no mercado.
Já de acordo com o fundador do Museu da Cultura Hip Hop, Rafa Rafuagi, a doação dos equipamentos se propõe a fortalecer entidades sociais e facilitar o acesso a editais e recursos disponíveis para projetos comunitários. Além disso, os computadores sem possibilidade de reaproveitamento recebem descarte ambientalmente adequado, prevenindo impactos ao meio ambiente.