Nova presidente do TRE-RS toma posse nesta tarde

Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak ficará no cargo até maio de 2024

Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak assume a presidência do TRE-RS - Divulgação

A partir das 16h30 de hoje, 29, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) terá uma nova presidente: a desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak. A cerimônia de posse ocorrerá no plenário do órgão (Rua Duque de Caxias, 350 - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre. A magistrada ocupará o cargo até 29 de maio de 2024.

Antes do evento oficial, a juíza atenderá a imprensa, às 14h30, no gabinete da presidência, localizado no mesmo prédio. Até então vice-presidente e corregedora regional do TRE-RS, Vanderlei foi eleita por aclamação em sessão plenária realizada em 2 de maio. A togada substituirá o desembargador Francisco José Moesch.

A nova presidente

Natural de Guaíba, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak nasceu em 12 de julho de 1960. Em julho de 1978, formou-se em magistério pela Escola Normal Gomes Jardim, na cidade natal, onde também atuou como professora municipal, coordenadora pedagógica e diretora de escola. Em maio de 1983 passou para o magistério estadual.

No mesmo ano, em julho, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Em abril de 1985, assumiu o cargo de pretora e exerceu as atividades nas comarcas de Osório e Porto Alegre (16ª Vara Cível). Três anos depois, em fevereiro de 1988, virou juíza de direito e atuou nas comarcas, na sequência cronológica, de Guaíba 1ª Vara, Triunfo e Gravataí 1ª Vara. Em abril de 1995, foi promovida para Porto Alegre. 

Na Capital, jurisdicionou a 1ª Vara Cível do Foro Regional da Tristeza; a 6ª Vara da Fazenda Pública; e a 11ª Vara Criminal do Foro Central, até ser promovida a desembargadora, em dezembro de 2008. Em outubro de 2000 foi convocada ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) como substituta de desembargador, e trabalhou nas 7ª e 8ª Câmaras Criminais e na Câmara Especial Criminal, onde permaneceu até dezembro de 2004. Como Juíza Eleitoral foi responsável pela Zona 113, de abril de 2005 a março de 2007, quando foi designada juíza do Pleno do TRE-RS, onde permaneceu até dezembro de 2008.

Foi docente da Unisinos, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e da Escola Estadual da Magistratura. Eleita corregedora-geral da Justiça para o biênio 2020/2022, em 23 de maio do ano passado, foi empossada como vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE-RS.

Comentários