Pela primeira vez, Porto Alegre sedia evento sobre fluxos migratórios e nacionalismo

Congresso Guadalupano ocorrerá no Memorial do Rio Grande do Sul

Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre - Reprodução

Pela primeira vez, o Brasil foi escolhido para receber o Congresso Guadalupano, que está em sua 21ª edição. Porto Alegre será a sede do evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul. O colóquio aborda as imigrações na formação das identidades nacionais e o momento geopolítico atual e o tema neste ano são 'Os novos fluxos imigratórios e o nacionalismo'.

O congresso se inicia na segunda-feira, 16, às 9h30, e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas diretamente no local, a partir das 9h, quando acontece a entrega do material. A recepção aos convidados, com a presença de autoridades consulares e apresentação cultural de dança gaúcho e mariachis, ocorre às 10h30. O evento é promovido pela Asociación del Colegiales del Mayor Nuestra Señora de Gualalupe (Madrid/España), por intermédio do Capítulo de Porto Alegre.

O evento se trata de um seminário de acadêmicos e intelectuais da Casa Hispânica Americana Nossa Senhora de Guadalupe de Madri/Espanha, que é realizado a cada dois anos de forma alternada, entre Espanha e América Latina. O congresso é direcionado a autoridades públicas, gestores de comunidades, lideres sociais, acadêmicos, historiadores e demais interessados no tema que permeia gerenciamento de políticas públicas sobre a imigração.

Outro objetivo do encontro é refletir sobre os rumos da geopolítica no reordenamento do capital e das forças de trabalho, que impactam nas imigrações, cujos resultados atingem as comunidades locais. Nos dias 18 e 19 de setembro, o evento segue nas comunidades de imigração italiana e alemã. 

Confira a programação em Porto Alegre:

16 de setembro:

15h - 'A imigração em Europa', com o economista e produtor cultural Gonzalo Sáenz de Buruaga

16h - 'Os novos fluxos imigratórios no México e Centro América', com o advogado Carlos Casillas Velez

17h - 'Os fluxos imigratórios na formação de América Portuguesa', com o professor Luís Cláudio Knierim

17 de setembro:

9h - 'Mobilidade dos imigrantes empreendedores desde das indústrias culturais', com a administradora Mirian Jiménez Sosa

9h45 - 'O pacto global das migrações', com a professora e advogada Joseane SchuchPinto

10h45 - 'Legislação Migratória', com a advogada Márcia Costa Abreu

Comments