Programa 'Rede Praia Acessível' garante inclusão e lazer para todos em praias do Estado
Com o investimento em equipamentos de acessibilidade, ação do governo do busca oferecer banhos assistidos para pessoas com deficiência
Desde o lançamento do programa 'Rede Praia Acessível', em 2012, o acesso ao mar foi garantido para todos os gaúchos, mesmo aqueles com algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida. Parte da 'Operação Verão Total', do governo estadual, a iniciativa oferece banhos assistidos em cadeiras anfíbias, garantindo conforto, segurança e alegria. Realizado em parceria com as prefeituras, o mesmo está presente em 44 guaritas de 34 municípios.
Adão Paulo Jesus Jr., morador de Xangri-lá, é um exemplo da importância de programas como este que fomentem a inclusão. "Eu só podia observá-lo [mar] de longe, sentado na beira da praia. Era como ver um amigo querido que eu não podia mais abraçar", lembra.
Adão, que há cerca de 30 anos ficou paralisado no lado esquerdo do corpo em decorrência de um acidente de surfe, que resultou em um AVC, descreve a sensação de voltar novamente ao mar como um "renascimento". "Quando entrei na água, senti aquela adrenalina de novo, como nos velhos tempos de surfe. A energia do mar, o movimento da água... Não há palavras para descrever", relata.
Expansão e impactos
Em 2024, o 'Rede Praia Acessível' conseguiu atingir a meta de dobrar o número de guaritas acessíveis, assegurando que ainda mais pessoas aproveitem o verão no litoral gaúcho. Para aqueles com realidades parecidas com a de Adão, "a ação representa uma segunda chance de se conectar com o mar e com a própria essência".
De acordo com o presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Marco Antônio Lang, destaca a importância da iniciativa para a inclusão social. "Nossa meta era dobrar o número de guaritas acessíveis e conseguimos, já ultrapassamos... No domingo, com a inauguração da Guarita de Itapuã, em Viamão, teremos 45 em funcionamento. Isso mostra que estamos no caminho certo para um verão mais acessível para todos", afirma.
A inclusão na temporada de veraneio não se limita somente ao programa. O trabalho da Faders segue na busca por mais acessibilidade em diversas regiões do Estado. O objetivo é garantir que todos tenham direito ao lazer e às diversões das praias, fomentando um ambiente cada vez mais inclusivo para pessoas com deficiência.
Para verificar a lista de guaritas acessíveis já implementadas no Estado, clique aqui e abra a publicação da Faders na sua página oficial do Instagram.
Coletiva