Programas voltados ao turismo integram ações para promover o Estado

Iniciativa é do Sebrae RS e do Governo do Rio Grande do Sul

Cânion do Itaimbezinho - Reprodução

Foi lançado na tarde desta quarta-feira, 31 de julho, no Palácio Piratini, o programa nacional de articulação e fomento Investe Turismo. A iniciativa visa a promover a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e transformar destinos no Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto, o qual será implementado pelo Sebrae RS e pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, é aprimorar e inovar a oferta turística dos destinos estratégicos, gerando desenvolvimento regional e sustentabilidade dos pequenos negócios da cadeia produtiva.

O projeto prevê focar em 12 destinos estratégicos. São eles: Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Porto Alegre, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e São Miguel das Missões. Estes municípios irão beneficiar cerca de 175 pequenos negócios do setor, estimulando a geração de emprego e renda, com investimento de R$ 2,6 milhões, viabilizados pelo Sebrae Nacional.

O Investe Turismo focará em pesquisa sobre o perfil do turista para analisar por temporadas e eventos nos períodos de 2018 e 2019. A proposta é fazer o mapeamento de fluxo turístico, usando tecnologia de big data com telefonia móvel para identificar o fluxo real, perfil de consumo, destino de origem e satisfação quanto à experiência de turismo no Estado. Também estão previstas ações para promoção direta dos destinos junto ao consumidor final com participação em feiras do setor, além de relacionamento com blogueiros, influenciadores e novos players do mercado.

No evento desta quarta-feira também foi apresentado o projeto Mais Turismo RS, que se trata de um convênio de cooperação técnica para criar sinergia e atuação conjunta para o desenvolvimento, promoção e atração de turistas para o Rio Grande do Sul. Dentre as ações previstas estão o fortalecimento institucional e governança do turismo, apoiando os municípios e as parcerias de viabilidade econômica; o posicionamento de mercado e comercialização dos destinos turísticos, através de estudos e promoções; o empreendedorismo a atração de investimento, potencializando oportunidade e a inovação e apoio ao turista com banco de imagens para destinos do Investe Turismo.

Comments