PUCRS é contemplada com quatro Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia
Desenvolvimento dos espaços contará com um investimento de mais de R$46 milhões

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foi contemplada com a aprovação de quatro Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram a aprovação no dia 30 de junho. Serão investidos mais de R$46 milhões para o desenvolvimento dos institutos.
Cada um dos centros de pesquisa terá um tema estratégico de enfrentamento a grandes desafios nacionais. Serão eles: o Instituto de IA e Sustentabilidade (INCT-IAS), o Instituto em Simulação e Monitoramento para Assistência ao Indivíduo em Eventos Climáticos Extremos (INCT-SiM-AI), o Instituto em Genômica e Biodiversidade (INCT-GB), e o Instituto de Tuberculose (INCT-TB). Para o pró-reitor de Pesquisa da universidade, professor Draiton de Souza, a aprovação de quatro institutos na PUCRS é o reconhecimento da qualidade das pesquisas e dos programas de pós-graduação e o reforço do compromisso da instituição com a sociedade.
Coordenações dos institutos
"Além de movimentar todas as frentes da universidade, os institutos irão interagir em rede com os melhores grupos de pesquisa em nível nacional e internacional, desenvolvendo atividades de pesquisa em busca de soluções para questões do Brasil", afirma Draiton. No espaço universitário, o Instituto de IA e Sustentabilidade (INCT-IAS) será coordenado pelo professor Nythamar de Oliveira, da Escola de Humanidades, o Instituto em Simulação e Monitoramento para Assistência ao Indivíduo em Eventos Climáticos Extremos (INCT-SiM-AI), terá a coordenação da professora Soraia Raupp Musse, da Escola Politécnica.
Já na Escola de Ciências da Saúde e da Vida contará com dois INCTs, sendo o Instituto em Genômica da Biodiversidade (INCT-GB), coordenado pelo professor Eduardo Eizirik e o Instituto de Tuberculose (INCT-TB), sob a coordenação do professor Luiz Augusto Basso. Além dos quatro institutos coordenados pela PUCRS, outros oito pesquisadores da universidade participam de equipes em institutos liderados por outras Instituições de Ensino Superior.