Raquel Rolnik visita Assembleia Legislativa e grava episódio do podcast 'Pacto RS 25'
Arquiteta e urbanista sugere que resposta às enchentes envolva revisão do plano diretor com foco em ações sociais e econômicas

A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul na manhã da última sexta-feira, 13, onde se reuniu com parlamentares e integrantes do 'Fórum Democrático'. Recebida pelo chefe de gabinete da presidência, Roberto Nascimento, a profissional conversou com Miguel Rossetto, Sofia Cavedon, além do diretor do 'Fórum', Ronaldo Zulke, e os assessores Fernanda Corezola e Tarson Nuñez.
Durante a visita, gravou entrevista para o podcast 'Pacto RS 25', no qual falou sobre sua agenda no Estado. Na tarde do mesmo dia, participou de seminário sobre Direito, Cidades e Sustentabilidade, realizado na sede do Ministério Público, em Porto Alegre.
Além disso, Raquel também visitou regiões atingidas pelas enchentes de 2023 e do ano passado, como o Vale do Taquari e a Região Metropolitana de Porto Alegre. Para ela, a recuperação dessas áreas precisa estar articulada ao planejamento das cidades. "A discussão de cada plano diretor exige um plano social e econômico das regiões", afirmou.
Com carreira voltada ao urbanismo, foi diretora de planejamento em São Paulo entre 1989 e 1992, secretária nacional de 'Programas Urbanos' no Ministério das Cidades entre 2003 e 2007, e relatora especial da ONU para o 'Direito à Moradia Adequada' até 2014.