De acordo com o levantamento do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o Rio Grande do Sul reúne hoje 14,7 mil indústrias da transformação ligadas ao Agronegócio, que são responsáveis por gerar cerca de 340 mil empregos e movimentar mais de 10 bilhões de dólares em exportações. Essa relevância ganha visibilidade na Expointer, que começou no último sábado, 30, e prossegue até este domingo, 7, em Esteio. Ao longo do evento, a Federação realiza uma programação voltada para negócios, oportunidades e geração de conhecimento em inovação no Agro.
Para o presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, a presença na feira representa uma oportunidade de integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva. ?O Agronegócio vai muito além da lavoura. Para que exista agroindústria, é preciso ter agropecuária. Para que ela exista, são indispensáveis os insumos agrícolas, como máquinas e fertilizantes. Tudo está conectado?, destaca.
O estudo aponta que no Rio Grande do Sul as indústrias de transformação correspondem a 27% do setor industrial, além de responderem por 294,2 mil empregos e movimentarem cerca de U$10 bilhões em exportações. O Estado é, de acordo com o levantamento, o quinto com a maior quantidade de agroindústrias e ocupa a terceira posição entre os estados que mais exportam produtos agroindustriais. ?E não há lugar melhor para fortalecer as pautas do agro do que a Expointer?, acrescenta o presidente.
No setor de estabelecimentos e empregos, bem como em exportações de insumos agropecuários, a pesquisa aponta que o Rio Grande do Sul ocupa a segunda colocação nacional, ficando atrás de São Paulo. O levantamento ainda traz que o Estado reúne 884 estabelecimentos e gera 46,3 mil empregos. Dentro do segmento de insumos agropecuários, máquinas e equipamentos agrícolas se destacam.
Observatório da Agroindústria
Com o objetivo de auxiliar o setor a identificar desafios e oportunidades para a agroindústria, o Conselho da Agroindústria (Conagro) do Sistema Fiergs, em parceria com a Unidade de Estudos Econômicos (Uee) e o Observatório da Indústria, desenvolveu o 'Observatório da Agroindústria', uma plataforma de business intelligence (BI) ou inteligência de negócios, com dados da cadeia da agroindústria. A ferramenta reúne informações sobre a participação do setor na economia gaúcha, exportações, geração de empregos e principais produtos produzidos.
Claudio Bier também explica que a agroindústria gaúcha é ampla e carece de uma plataforma exclusiva. ?Por isso, criamos esse painel, que permitirá aos industriais identificarem gargalos, mas também visualizar os espaços de crescimento do setor.? O lançamento oficial acontece nesta quinta-feira, 4, às 17h, no estande institucional da Fiergs, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.