Rosane Castro lança livro infantil 'Choveu no Quintal' com temática das enchentes de 2024
Obra convida crianças e famílias a refletirem sobre solidariedade, memória e cuidado com a natureza

A escritora Rosane Castro lança livro dirigido ao público infantil, 'Choveu no Quintal', neste domingo, 31, às 15h, no Shopping do Vale (Avenida General Flores da Cunha, 4001 - Vila Bom Princípio), em Cachoeirinha. Inspirada nas enchentes que marcaram o Rio Grande do Sul, em maio de 2024, a obra traz a temática de dor e esperança, convidando crianças e famílias a refletirem sobre os assuntos.
Rosane explica que a narrativa é mais do que sobre o impacto das chuvas, mas que se apresenta como um gesto de amparo e memória coletiva, buscando ressignificar o trauma. Além disso, relata sobre o que a fez escrever a história voltada para as crianças: "Percebi que, além das necessidades básicas de água e alimento, também havia uma carência de acolhimento emocional, especialmente para as crianças que estavam nos abrigos"
A autora também destaca o grupo 'Histórias Solidárias', uma rede de voluntários que levava livros e contação de histórias aos abrigos, pois percebeu a falta de espaço que havia para lidar com a dor. "Isso me tocou profundamente, pois senti que era preciso outro olhar: um olhar cuidadoso, que tratasse essa dor coletiva com delicadeza e sensibilidade", explica.
Assim, surge o desejo de transformar a experiência coletiva que o Rio Grande do Sul enfrentou em um livro voltado para o público infantil. "A obra busca ressignificar o trauma e oferecer às crianças e às famílias uma forma de dialogar com esse episódio doloroso a partir do afeto, da imaginação e da esperança", resume a escritora. A narrativa também ecoa a experiência vivida pela própria autora em Cachoeirinha, cidade natal, que enfrentou os impactos do transbordamento do Rio Gravataí.