Samba do Quintana estreia neste domingo em Porto Alegre

Com entrada gratuita, evento tem a curadoria e a programação da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin

Jornalista Bruna Paulin é a curadora do evento - Tiago Coelho

A partir deste domingo, 4, 16h, os amantes de samba em Porto Alegre terão mais um local para ouvir antigas e novas composições do gênero. A data marca a estreia do Samba do Quintana, projeto que promoverá apresentações gratuitas na travessa Rua dos Cataventos, em frente ao bar Térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) (Rua dos Andradas, 736 - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre. Com o intuito de promover a cultura do estilo musical em um espaço público e central da cidade e valorizar os artistas locais, o evento tem a curadoria e a programação da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin.

O encontro terá uma roda de samba comandada por uma banda residente e participações especiais. Thiago Ribeiro & Amigos e a cantora Glau Barros serão os artistas da primeira edição. Com dois blocos de apresentação, a ideia é que os músicos possam executar clássicos do gênero como trabalhos autorais. Para Bruna, o diferencial da iniciativa é, além de oferecer uma atividade gratuita e acessível a todos os públicos, também proporcionar aos artistas um espaço de divulgação da sua arte, "formato tradicional em casas de samba como Beco do Rato, no Rio de Janeiro, que conta com noites específicas de promoção de compositores e que são um sucesso entre o público".

A diretora da CCMQ, Germana Konrath, acredita que "nada melhor do que uma roda de samba, na rua, para reafirmar o caráter cultural e democrático da Casa, sempre aberta a todos os públicos, e ampliar a inserção da música no nosso cotidiano". Em caso de chuva, a atividade será transferida para o domingo seguinte, 11. Mais informações podem ser adquiridas no Instagram da instituição cultural. Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o espaço tem o patrocínio do Banrisul. 

A curadora

Artista, jornalista e mestre em Comunicação, Bruna Paulin atua como pesquisadora musical há 21 anos. Assinou projetos de curadoria e produção de conteúdo na área para empresas como a editora Belas Letras, a Cubo Play e a Fábrica do Futuro. É criadora e apresentadora do podcast 'A História do Disco', disponível no Spotify Brasil.

Comentários