O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), em movimento de apoio à economia gaúcha, mobiliza o consumidor do Estado a realizar compras em negócios locais, principalmente os pequenos comércios, tendo como objetivo apoiar os empreendimentos gaúchos. Para esse momento, a instituição criou a hashtag '#compradogaucho' nas redes sociais como forma de apoio.
A ideia é sensibilizar consumidores para que mantenham a economia ativa, impulsionando os micro e pequenos negócios do bairro e das cidades, tendo como intuito manter os empregos ativos e o sistema financeiro girando. Com isso, o Sebrae-RS destaca que a importância do consumo das pequenas empresas é essencial pelo fato de além de serem geradoras de empregos e de movimentarem a economia, também precisam de suporte para reerguer-se.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-RS, Luiz Carlos Bohn, destaca que gerar o giro desses negócios neste momento significa fomentar a manutenção das atividades de milhares de empresários e de famílias, gerando assim renda para as pessoas, sendo possível proporcionar dignidade para elas. Ainda comenta que se os pequenos empreendedores conseguirem manter suas empresas em funções ativas, também podem ter condições de ajudar em outras mobilizações. ?Governos têm responsabilidade, mas as organizações, instituições e a sociedade também têm seu papel?, afirma.
Ainda de acordo com Luiz, em Porto Alegre, quase 46 mil empresas de todos os portes foram afetadas pelos alagamentos. Com isso, um levantamento realizado pela instituição mostrou que no Estado em torno de 600 mil micro e pequenas empresas foram atingidas diretamente ou indiretamente. Somado a isso, também foram afetados a circulação de pessoas, em bares, feiras, restaurantes e no comércio em geral. O Sebrae-RS também presta auxílio à empresa, por meio deste link, após reunir informações de medidas e programas anunciados pelo governo.