Senge-RS apresentará plataforma a fim de integrar profissionais e demandas da Engenharia
Ferramenta será lançada em seminário comemorativo aos 83 anos do Sindicato, promovendo conexões entre contratantes, empresas e engenheiros

O Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS) lançará, na segunda-feira, 23, a plataforma 'Conexões Engenharia', desenvolvida com o objetivo de facilitar o contato entre engenheiros, empresas do setor e contratantes de serviços técnicos. O lançamento ocorrerá durante o seminário 'Formar para Transformar: O Engenheiro que o Brasil Precisa', às 13h, no auditório da entidade, localizado na Avenida Érico Veríssimo, nº 960, em Porto Alegre.
Inspirado em modelos de redes profissionais e marketplaces, o sistema funcionará como um ambiente digital para oferta e busca de serviços e vagas. Contratantes poderão publicar demandas de projetos ou consultorias, enquanto profissionais e estudantes de engenharia e arquitetura terão espaço para cadastrar currículos, portfólios e concorrer a oportunidades. Também será possível anunciar vagas de emprego e estágio.
De acordo com o presidente do Senge-RS, Cezar Henrique Ferreira, a proposta é reunir, em um único espaço, soluções para diferentes perfis. "Ao centralizar esses recursos, o Senge?RS pretende reduzir a distância entre quem necessita de soluções de engenharia e quem oferece conhecimento técnico, impulsionando inovação e desenvolvimento econômico no Rio Grande do?Sul", afirmou.
Além disso, a navegação na plataforma será organizada por um feed geral com todas as oportunidades validadas pelo Sindicato, com possibilidade de filtragem por tipo de vínculo, especialidade, localidade e modalidade. A iniciativa prevê ainda moderação dos conteúdos e proteção dos dados, com atenção aos direitos autorais dos usuários.
Para Cezar, a iniciativa reforça o papel estratégico da entidade no setor. "A plataforma 'Conexões Engenharia' coloca o Sindicato no centro de um ecossistema de Inovação, valorizando associados e oferecendo às empresas acesso rápido a profissionais qualificados", concluiu.