Sindbancários organiza atividades a fim de fortalecer luta antirracista e igualdade de gênero

Programação do Novembro Negro propõe ampliar o debate sobre representatividade, feminicídio e valorização da ancestralidade

05/11/2025 17:46
Sindbancários organiza atividades a fim de fortalecer luta antirracista e igualdade de gênero /Crédito: Divulgação

Entre os dias 11 e 25 de novembro, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindbancários) promove a edição 2025 do 'Novembro Negro', que contará com uma série de atividades culturais e formativas sobre antirracismo, desigualdade de gênero, feminicídio e valorização da ancestralidade. A programação inclui exposição fotográfica, palestras, plenárias e a tradicional 'Marcha Zumbi-Dandara', com o objetivo de incentivar o debate sobre justiça racial e equidade no mercado de trabalho.

Paulo Roberto dos Santos Caetano, diretor de Diversidade e Combate ao Racismo do sindicato, destaca a importância do debate. ?Discutir essas questões no 'Novembro Negro' é fundamental para visibilizar as diferentes formas de violência e criar pontes de informação e ação coletiva?, afirma.

Por sua vez, Guaracy Gonçalves, diretor de Cultura do SindBancários, ressalta que o evento reforça a importância do combate ao racismo estrutural e da valorização das contribuições do povo negro. ?'Novembro Negro' é um chamado à ação. É tempo de mobilização para construir um futuro verdadeiramente igualitário?, destaca.

Programação

A abertura do evento ocorre na terça-feira, 11, às 19h, no auditório do sindicato, com a exposição 'Olhares sobre a Religião de Matriz Africana e Afro-Brasilidades', da Yá Josi de Xangô (Joseane Chaves), dirigente do Terreiro de Xangô Agandjú, de Viamão. A mostra reúne 70 fotografias distribuídas em 14 blocos temáticos, retratando o cotidiano, a liturgia e a estética da religiosidade afro-brasileira. Em seguida, às 19h30, será realizada a palestra 'Transformando o futuro em presente: a mulher negra como potência no mercado de trabalho', ministrada por Dirlene Silva, economista e especialista em Diversidade e Inclusão.

Nos dias seguintes, a programação contará com apresentações artísticas, plenárias e sessões de cinema. Entre os destaques está a plenária antirracista 'Por Justiça para o Povo Preto', na quarta-feira, 12, organizada pelo Coletivo Sindical Antirracista com participação de entidades como Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS) e do Movimento Negro Unificado (MNU). No dia 17, o auditório do SindBancários sediará o 'cine debate' sobre o filme 'A Melhor Mãe do Mundo', seguido de uma conversa sobre maternidade e resistência nas comunidades negras. O encerramento será marcado pela 'Marcha Independente Zumbi-Dandara', na quarta-feira, 19, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.