O 'Festival de Cinema de Gramado' anunciou, recentemente, os títulos selecionados para as mostras competitivas de longas documentais e curtas brasileiros da sua 53ª edição. A divulgação ocorreu em coletiva de imprensa realizada na cidade de São Paulo. As obras serão exibidas no Palácio dos Festivais, entre os dias 13 e 23 de agosto, com abertura oficial marcada para o dia 15.
Neste ano, o evento também contará com ações de mercado e formação profissional, por meio do 'Conexões Gramado Film Market'. O segmento abrirá inscrições neste sábado, 20, para atividades voltadas à capacitação, à internacionalização de projetos e ao debate sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) no Audiovisual. Interessados podem se inscrever por meio deste site.
Diversidade de formatos, territórios e narrativas
Com curadoria de Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, a mostra de longas documentais trará quatro filmes inéditos no Brasil que abordam temas como Ancestralidade, Memória, Educação e Cultura Popular. ?São filmes que não se contentam em observar: elaboram. Não apenas registram realidades, mas propõem formas de vê-las, escutá-las e, por vezes, resisti-las. Cada um deles carrega em sua essência um pertencimento ? ao território, à história, à linguagem ? e, juntos, constroem uma cartografia sensível de um país continental em movimento?, afirmou Marcos.
Já os curtas selecionados refletem a pluralidade estética e social da produção nacional contemporânea. A comissão de seleção, composta por Adriana Androvandi, Diego Benevides, Graziella Ferst, Renata Diniz e Wagner Rosa, destacou o volume recorde de inscrições e a variedade de propostas narrativas. ?Ficções, documentários e animação se unem para explorar as profundezas de um Brasil belo, mas marcado por suas fraturas?, declarou o grupo.
Paralelamente às exibições, o 'Conexões Gramado Film Market' buscará reunir representantes de empresas como Globo, Disney, O2 Play e Urban, além de nomes internacionais como David Herrera, Yann Le Quellec e Nicolas Piccato, da Embaixada da França. ?O cinema brasileiro tem se tornado cada vez mais internacional, e é por isso que precisamos de uma escuta atenta para fomentar e capacitar novos talentos para essa empreitada que avança fronteiras?, finalizou a coordenadora do projeto, Gisele Hiltl.
Obras selecionadas
Longas documentais
- "Até Onde a Vista Alcança" (SP), de Alice Villela e Hidalgo Romero
- "Lendo o Mundo" (RN), de Catherine Murphy e Iris de Oliveira
- "Os Avós" (AM), de Ana Ligia Pimentel
- "Para Vigo Me Voy!" (RJ), de Lírio Ferreira e Karen Harley
Curtas:
- "Aconteceu a Luz da Lua" (RS), de Crystom Afronário
- "Boiuna" (PA), de Adriana de Faria
- "Cabeça de Boi" (SP), de Lucas Zacarias
- "FrutaFizz" (SP), de Kauan Okuma Bueno
- "Jacaré" (BA), de Victor Quintanilha
- "Jeguatá Xirê" (RS), de Ana Moura e Marcelo Freire
- "O Mapa Em Que Estão Meus Pés" (AL), de Luciano Pedro Jr.
- "Na Volta Eu Te Encontro" (BA), de Urânia Munzanzu
- "As Musas" (PE), de Rosa Fernan
- "Quando Eu For Grande" (PR), de Mano Cappu
- "Réquiem Para Moïse" (RJ), de Caio Barretto Briso e Susanna Lira
- "Samba Infinito" (RJ), de Leonardo Martinelli