O '53º Festival de Cinema de Gramado' contou com a divulgação, na manhã desta terça-feira, 8, durante a primeira coletiva de imprensa oficial desta edição, dos longas-metragens em competição, e uma série de novidades. A equipe de Coletiva.net esteve presente no evento realizado no Hotel Laghetto Gramado e conferiu de perto os anúncios do evento para este ano. O encontro contou com a presença de mais de 60 jornalistas e autoridades.
Na abertura, a mestre de cerimônias Marla Martins agradeceu a presença de todos e recordou que o Festival nunca foi interrompido desde sua criação. ?Não paramos na ditadura militar, na pandemia de Covid-19 e nem nas enchentes. O festival se reinventa e se fortalece a cada ano, e em 2025 não será diferente?, afirmou.
Para a competição de longas-metragens foram selecionados seis filmes de ficção, sendo quatro inéditos no Brasil, que serão exibidos no Palácio dos Festivais. As obras anunciadas foram: 'A Natureza das Coisas Invisíveis', de Rafaela Camelo; 'Cinco Tipos de Medo', de Bruno Bini; 'Nó', de Laís Melo; 'Papagaios', de Douglas Soares'; 'Querido Mundo', de Miguel Falabella; e 'Sonhar com Leões', de Paolo Marinou-Blanco. A curadoria foi realizada pelo ator e diretor Caio Blat; pela atriz Camila Morgado; que participaram por meio de vídeos, e pelo jornalista, professor e crítico Marcos Santuário, presente no evento.
Mostra de curtas
No evento, também foram divulgados os curtas-metragens gaúchos selecionados para o 'Prêmio Assembleia Legislativa'. O anúncio foi realizado pela superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Vânia Lain, que revelou que este ano a disputa contou com 222 inscrições e que há uma novidade para esta edição, a inclusão da categoria 'Melhor Figurino'. ?Tudo isso mostra a importância que os realizadores dão a esse espaço e que a Assembleia dá para o prêmio.?
A lista das obras selecionadas é composta por: 'Bom dia, Maika', 'O Correspondente', 'E Depois de Fevereiro', 'Enfim S.O.S', 'Estudos sobre a Vida em Rede', 'Fuá - O sonho', 'Gambá', 'Imigrante/Habitante' e 'O Jogo'. Também estão na competição 'Mãe da Manhã', 'Nhemongarai', 'Perro!', 'O Pintor', 'Quando Começa a Chover o Coração Bate Mais Forte', 'Roxo Lilás Violeta', 'Safira, o Mar e a Vida', 'A Sinaleira Amarela' e 'Trapo'.
Conexões Gramado Film Market
O evento também fez o lançamento oficial das inscrições para a nona edição do 'Conexões Gramado Film Market', segmento mercadológico do Festival realizado pela Gramadotur e pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine). A programação se estende entre os dias 16 e 22 de agosto, dentro do calendário oficial do evento, e um dos destaque é a 'Mostra de Filmes Universitários', cujas inscrições podem ser feitas no link, até 12 de julho.
Homenagens
Também foi reservado um espaço para o anúncio dos homenageados desta edição. Neste ano, seis nomes terão sua trajetória celebrada pelo 'Troféu Simar Antunes', entregue pela Assembleia Legislativa; pelo 'Prêmio Leonardo Machado', instituído pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, e pelos 'Prêmios Iecine' nas categorias 'Legado', 'Inovação' e 'Destaque'.
A atriz Araci Esteves receberá o 'Prêmio Leonardo Machado'; os cineastas Victor Di Marco e Márcio Picoli serão homenageados com o 'Prêmio Iecine Inovação'. A obra 'Um é Pouco, Dois é Bom' receberá o 'Prêmio Iecine Destaque', o cineasta Gustavo Spolidoro será contemplado com o 'Prêmio Iecine Legado'. Já a atriz, dançarina e cantora Gloria Andrades levará para casa o 'Troféu Simar Antunes'.
Educavídeo
Nos dias 13 e 14 de agosto, antecipando a abertura oficial do festival, o 'Educavídeo', programa que oferece capacitação em linguagem audiovisual para estudantes da rede pública de Gramado, lança, mais uma vez, os holofotes para a produção estudantil do município. Nesta edição, além da noite de exibição dos filmes, a iniciativa promove, no Palácio dos Festivais, a '1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil do Educavídeo', que reúne obras produzidas em escolas por alunos dos ensinos fundamental e médio.
Festival de Gramado
O '53º Festival de Cinema de Gramado' acontecerá entre 13 e 23 de agosto. A programação terá início com a '1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil do Educavídeo' e a abertura oficial será em 15 de agosto, com a exibição 'hors concours' do 'O último Azul', de Gabriel Mascaro.
As personalidades do cinema que serão homenageadas com os prêmios 'Cidade de Gramado', 'Eduardo Abelin', 'Kikito de Cristal' e 'Oscarito', serão divulgadas em coletivas de imprensa realizadas em 15 de julho, no Rio de Janeiro, e em 17 de julho em São Paulo.