'Festival de Cinema de Três Passos' divulga filmes selecionados e homenageados

Evento acontece de 4 a 8 de novembro de 2025 na cidade do noroeste gaúcho​

07/10/2025 17:56
'Festival de Cinema de Três Passos' divulga filmes selecionados e homenageados /Crédito: Juarez Zamberlan

A cidade de Três Passos sedia anualmente o 'Festival de Cinema de Três Passos'. A atração, que chega à sétima edição, anunciou os homenageados deste ano: a atriz Márcia Azevedo do Canto e o cineasta Jonatas Rubert. Também foram divulgados os mais de 80 filmes que integram as mostras competitivas e os programas fora de competição. O evento acontecerá de 4 a 8 de novembro de 2025.

Com inscrições abertas em junho deste ano, foram recebidos mais de 430 filmes oriundos de 171 cidades de 25 estados brasileiros e Distrito Federal, e de cinco cidades de quatro países estrangeiros: Cuba, Estados Unidos, Indonésia e Portugal. Os curtas-metragens concorrem em 17 categorias, 16 avaliadas pelo Júri Oficial e uma pelo Júri Popular. A programação do '7º Festival de Cinema de Três Passos' tem entrada franca e é composta também por debates, cerimônia de premiação e outras atividades.

Os vencedores receberão o Troféu Levy, obra do artesão três-passense Mauro Rückert. A honraria homenageia Alberto Abrahão Levy por sua determinação e perseverança na manutenção da atividade cinematográfica em Três Passos por meio do Cine Globo, um empreendimento familiar. O cinema serve de sede para o evento (Avenida Júlio de Castilhos, 490 - Centro).

A primeira homenageada deste ano é a atriz, diretora, escritora e educadora Márcia do Canto. O reconhecimento será entregue por sua contribuição para a Cultura e colaboração solidária na realização dos propósitos do Festival. Ela atua no cenário artístico-cultural há mais de 30 anos. Seus trabalhos incluem 'Bailei na Curva', no teatro, 'Deu pra Ti Anos 70', no cinema, 'Histórias Curtas', na televisão, e 'Acho Chato e Ponto', na literatura, além de projetos pedagógicos.

Premiado no 'Festival de Cinema de Gramado' deste ano por seu trabalho no roteiro e direção do longa gaúcho 'Uma em Mil', junto com o irmão Tiago, Jonatas Rubert também receberá o troféu do festival. O motivo condiz com sua contribuição ao Cinema e como educador em Três Passos, onde é professor nas oficinas do projeto 'Cidade Cinematográfica' desde 2016. É montador de séries, como 'Dragon', longas, como 'Memórias de Um Esclerosado', e diretor de curtas premiados, como 'A Diferença Entre Mongóis e Mongolóides'. As listas completas dos selecionados da Mostra Competitiva e da Mostra Não-Competitiva estão disponíveis no site.