Ao Coletiva.net, Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, realizadora do evento, disse que a Palavra já trabalhava em parceria com o Festival de Gramado desde sua 40ª edição, quando realizou a Assessoria de Imprensa internacional do festival. ?A parceria se repetiu, quando a empresa ficou encarregada de convidar jornalistas da América Latina e Europa, visando à internacionalização?, contou. ?O Festival já tem um enorme alcance nacional e a Palavra chega para somar e reforçar a parceria com a imprensa local e nacional?, concluiu.
A 53ª edição acontecerá de 14 a 23 de agosto de 2025. A presidente da Gramadotur adiantou algumas novidades para o próximo ano: "Grandes atrações são preparadas. Em maio, o evento será homenageado no 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris. Em agosto, teremos participação francesa, dando continuidade à internacionalização do nosso festejo", disse.
Volk também mencionou a participação dos curadores Camila Morgado, Caio Blat e Marcos Santuário na estruturação das homenagens do próximo ano. "Eles já começaram a estruturar as homenagens do próximo ano. Estamos com grandes expectativas", afirma.