ARI Serra Gaúcha 20 anos: projetos visam fortalecer o respeito aos profissionais

Lançamento oficial do site e ações junto a ARI POA na luta pelo diploma de jornalista são iniciativas destacadas pela presidente Vania Marta Espeiorin

'Troféu Ari Serra Gaúcha' é uma das ações de reconhecimento aos jornalistas - Augusto Tomasi/ Arquivo ARI Serra Gaúcha

A Associação Riograndense de Imprensa - Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha) completou 20 anos no domingo, 28. A reportagem do Coletiva.net conversou com a presidente Vania Marta Espeiorin para uma entrevista exclusiva que rendeu duas matérias. Na de ontem, 30, a gestora falou sobre a entidade e as celebrações. Hoje, o conteúdo destaca os projetos da organização, como o lançamento oficial do site, e as ações em conjunto com a ARI Porto Alegre, como a defesa da obrigatoriedade do diploma aos jornalistas. Iniciativas essas que visam ao fortalecimento do respeito ao profissional.

"Queremos, enquanto movimento, reforçar o acesso da população a informações e a conteúdos de qualidade, apurados e feitos por profissionais capacitados e que se preocupam com as pessoas", reforçou Vania. Por isso, a associação está junto à ARI de Porto Alegre nas ações e iniciativas, principalmente na luta pelo diploma de jornalista, no respeito à atuação dos profissionais e no combate à disseminação de notícias falsas.

Desde a implantação, a seccional vê como imprescindível reconhecer o trabalho dos profissionais da Comunicação. Outra luta da entidade é pelo respeito à imprensa. Nesse sentido, a presidente lembrou as agressões sofridas constantemente por jornalistas, tanto no ambiente externo de trabalho quanto internamente. Essa última, refere-se, por exemplo, ao não atendimento de uma fonte ou a sobrecarga de tarefas. Dessa forma, casos de depressão se avolumam e acabam velados. Acabar com esses problemas é uma das tarefas da entidade. "Nosso movimento almeja a confiança das pessoas, o crédito humano tão necessário para jornalistas continuarem a gerar informações de qualidade e a exercerem a função social tão valiosa e característica desse desafiador e transformador ofício", completou.

Projetos

Para o segundo semestre, a intenção é lançar oficialmente o site da organização, "que já está em funcionamento, mas em caráter piloto", explicou Vania. No endereço eletrônico, como forma de auxiliar profissionais na busca por trabalhos, uma ideia, dada pela vice Juliana Bevilaqua, é criar uma espécie de portfólio/banco de currículos.

Também está no planejamento, mas dependendo de apoio, a realização de duas publicações. Uma delas com biografias ou autobiografias dos 124 profissionais que receberam o 'Troféu ARI Serra Gaúcha' desde 2008. A outra teria a narrativa de experiências e memórias dos atuais membros do grupo, "pois são registros que podem contribuir muito, especialmente para as novas gerações, e como acervo histórico", acredita a presidente. Ainda, estão previstas novas edições do 'ARI Dialoga', que coloca em debate assuntos que atingem os profissionais da Comunicação e a comunidade. 

A intenção é também prosseguir com o 'ARI Serra na Comunidade' e lançar oficinas e atividades em conjunto com as instituições de Ensino Superior da região. "São muitos planos, mas temos de atuar com leveza e dentro das possibilidades reais, pois nossa ação é voluntária", lembrou. Nesse sentido, Vania agradece o empenho de todos os integrantes da atual gestão, nas nove diretorias, e das gestões anteriores. "É esse trabalho coletivo e voluntário que encanta e valoriza ainda mais a Comunicação na região da Serra gaúcha", finalizou.

Comentários