Congresso da Adjori-RS debateu presente e futuro do jornal neste final de semana

Encontro organizado pela Associação dos Jornais do Interior ocorreu em Nova Prata

Vencedores do Congresso da Adjori-RS - Divulgação

O Centro de Eventos da Câmara de indústria e Comércio de Nova Prata, na Serra Gaúcha, recebeu o 56º Congresso de Jornais do Interior e o 1º Encontro de Jornais do Interior do Brasil, organizados pela Associação dos Jornais do Interior (Adjori), neste final de semana. Participaram diretores de jornais associados e de periódicos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Sergipe, que debateram presente e futuro do jornal. 

O diretor do Jornal Popular, Carlos Zancan, foi o anfitrião do encontro juntamente com a diretora Cláudia Graff. A dupla saudou os visitantes, destacando a importância do evento para fortalecer os jornais do Interior e propôs que o congresso levasse o nome do presidente da Adjori, Renato Cesar de Carvalho, que está hospitalizado há mai de um mês, vítima de uma bactéria. 

Devido à ausência do dirigente eleito, a entidade foi assumida pelo vice-presidente Jair Francisco de Souza, que deu as boas-vindas aos congressistas na abertura oficial do evento e resumiu as ações que estão sendo empreendidas na entidade. Ex-governador do Estado, Pedro Simon recebeu uma placa de reconhecimento entregue pelo presidente em exercício da entidade, Jair; pelo proponente da homenagem, Carlos Saraiva (Jornal de Capão); e pelo diretor do Jornal Popular de Nova Prata, Carlos Alberto. 

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Marilene Bonzanini, convidou a imprensa do Interior a contribuir para com a verdade ante as notícias falsas que ganham espaço na internet. Também marcou presença a secretária de Comunicação do Estado, Tânia Moreira. Em seu pronunciamento, destacou a vida longa dos periódicos e frisou que, para ela, o jornal sempre existirá pelo que representou e segue representando no meio da comunicação. Ela também anunciou uma campanha governamental que usará os jornais do Interior como canal para levar a mensagem do governo.

No encerramento, foi entregue o Prêmio Adjori de Jornalismo, que está em sua segunda edição. Criado para motivar e incentivar os jornais,a distinção é realizada em parceria com a Famecos, da PUCRS, e Associação Riograndense de Imprensa. Os vencedores foram anunciados pelo presidente da ARI, Luiz Adolfo Lino de Souza. Os primeiros lugares em cada categoria levaram para casa um troféu e os 2º e 3º lugares conquistaram Menção Honrosa, além dos troféus para os três melhores do ano.

O jornal O Alto Uruguai, de Frederico Westphalen, ganhou o Troféu de Ouro do Jornalismo do Interior. Premiado também em várias categorias, o periódico de esteve representado pelo seu diretor, Francisco Cerutti, que recebeu o troféu máximo do prêmio. A Folha Espumosense, de Espumoso, conquistou, mais uma vez, o Troféu de Prata, e a Gazeta, de Campo Bom, repetiu a presença entre os melhores, visto que, no ano passado, havia conquistado o Ouro e, desta vez, ganhou o Troféu de Bronze.

Veja os premiados por categorias:

Editorial

1º lugar - O Celeiro (Santo Augusto)

2º lugar - Folha Espumosense (Espumoso)

3º lugar - A Gazeta (Campo Bom)

Coluna/Crônica

1º lugar - O Celeiro (Santo Augusto)

2º lugar - A Gazeta (Campo Bom)

3º lugar - Correio Livre (Nova Prata)

Fotografia

1º lugar - O Estafeta (Veranópolis)

2º lugar - Correio Vacariense (Vacaria)

3º lugar - Folha Espumosense

Anúncio

1º lugar - Folha de Santiago

2º lugar - Correio Livre (Nova Prata)

3º lugar - O Estafeta (Veranópolis)

Reportagem

1º lugar - O Alto Uruguai (Frederico Westphalen)

2º lugar - O Estafeta (Veranópolis)

3º lugar - A Gazeta (Campo Bom)

Caderno Temático

1º lugar - O Bom Dia (Erechim)

2º lugar - Jornal de Nova Petrópolis

3º lugar - A Gazeta (Campo Bom)

Apresentação Gráfica

1º lugar - O Alto Uruguai (Frederico Westphalen)

2º lugar - Folha Espumosense (Espumoso)

3º lugar - A Gazeta (Campo Bom)

Comentários