Curta de estudantes de Guaíba concorre em festival de cinema dos EUA

Alunos do Colégio Estadual Augusto Meyer foram selecionados para o Newark

Curta de estudantes guaibenses foi selecionado nos Estados Unidos - Reprodução

Na última semana, a produção dos estudantes do Colégio Estadual Augusto Meyer, de Guaíba, foi selecionada para concorrer no 'Newark', festival de cinema que acontece nos Estados Unidos. O curta-metragem 'nove de junho' foi financiado com recursos próprios das famílias dos alunos. A escola disponibilizou um computador para as edições e uma câmera para as gravações.

O projeto existe na instituição há 13 anos. A ideia surgiu a partir de uma oficina e do desejo de trabalhar Cinema com os alunos das aulas regulares, conta o coordenador do núcleo de Cinema, Roberto Silva. O grupo costuma participar de eventos locais, como os festivais de Guaíba, Campo Bom e Alvorada. No entanto, esta é a primeira vez que são convidados para um concurso internacional.

Apesar de serem selecionados para participar da premiação, os estudantes não puderam estar presentes na ocasião. Segundo Roberto, com o anúncio feito apenas na última semana, não houve tempo hábil para organizar e conseguir dinheiro para a viagem. O NewarkIFF é um evento estudantil, voltado para produtores norte-americanos independentes, além de ser seletivo para o Oscar nas categorias de curtas de ficção e documentários.

Comentários