Diretora-executiva de Berlinale tem presença confirmada no Festival de Cinema de Gramado

Vinda de Mariëtte Rissenbeek foi organizada quando comitiva do evento gaúcho esteve em Berlim 

28/02/2024 15:58
Diretora-executiva de Berlinale tem presença confirmada no Festival de Cinema de Gramado /Crédito: Divulgação/Berlinale

A comitiva que representou o Festival de Cinema de Gramado no 74º  Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) voltou ao Brasil com novidades. Entre elas, está a confirmação de presença da diretora-executiva do evento alemão, Mariette Rissenbeek, na 52ª edição da festividade gaúcha e a contratação da produtora Luciana Dolabella, que ocupará o cargo de consultora internacional.

Holandesa, Mariëtte é responsável por diferentes mudanças no Berlinale e possui mais de três décadas de trabalhos realizados como distribuidora de filmes, além de atuar como produtora de obras cinematográficas, de programas de televisão e de teatro. Ainda na viagem, a delegação gramadense dividiu a representação do evento gaúcho em três eixos: o Institucional, com a presença da presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos da cidade, Rosa Helena Volk, e da diretora de eventos Tatiana Ferreira, o setor de Mercado, com a coordenadora do Conexões Gramado Film Market, Gisele Hiltl, e a área de Curadoria sendo representada por Marcos Santuario.

Para Rosa Helena, a jornada pelo país europeu propiciou a criação de contatos com representantes, profissionais do Audiovisual e autoridades, além da contratação de Luciana. ?Essa vivência nos permitiu conhecer pessoas de extrema relevância para o Cinema mundial e o espaço para construir novos laços. Luciana é um desses vínculos que forjamos em Berlim?, complementa. Para Marcos Santuario, curador do Festival de Cinema de Gramado, os encontros geraram oportunidades para ampliar relações com a cadeia de produção. ?Voltamos da Alemanha ainda mais fortalecidos. Pudemos estabelecer importantes conexões com realizadores de todo o mundo, além de debatermos o reflexo de suas obras no Brasil?, afirma.

Marcos também comenta sobre a potência e qualidade do Cinema brasileiro em Berlim, referindo-se à premiação. ?Tivemos importantes momentos para a nossa produção em Berlim. Juliana Rojas ganhou 'Melhor Direção na Mostra Encounters', enquanto a coprodução produzida por Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho se consagrou com o 'Prêmio FIPRESCI' de Melhor Filme?, afirma. Além disso, destaca que a viagem foi importante para realizar encontros com equipes de direção de diferentes filmes que têm interesse em se inscrever na próxima edição do evento, que acontecerá entre 9 e 17 de agosto.