Eduardo Borile assume como editor-chefe do Grupo RSCom

"É o grande desafio da minha carreira profissional", afirmou em conversa com a reportagem do Coletiva.net

Eduardo Borile começou esta semana no Grupo RSCom - Fernando Levinski

Desde o início desta semana, o Grupo RSCom conta com um novo editor-chefe. Eduardo Borile Júnior assumiu a função na última segunda-feira, 19. Em conversa com a reportagem do Coletiva.net, o jornalista afirmou que este é o grande desafio da carreira dele. Alegre com a escolha, o comunicador destacou que o respaldo da direção lhe dá a segurança para integrar a empresa. Para o profissional, a ocupação de um cargo de gestão está aliado à responsabilidade de representar um dos principais grupos de Comunicação do Rio Grande do Sul. 

"Chego para somar e auxiliar na integração da equipe e na manutenção da credibilidade dos veículos e portais do RSCom. O diálogo constante será primordial para que um bom trabalho seja desenvolvido com todos", ressaltou ao portal. O gestor ainda explicou que a função visa qualificar o conteúdo produzido e aparar arestas diagnosticadas. "É um cargo de gestão que tem o desafio de reunir as necessidades, avaliar junto à diretoria e definir estratégias que nos auxiliem a alcançar os objetivos estabelecidos."

Dessa forma, ele acredita que chega ao conglomerado midiático com o desafio de colaborar na dinamicidade dos processos internos e na gestão do time. "A direção entende que conquistamos uma dimensão importante no cenário gaúcho e, para continuarmos crescendo, adaptações são necessárias." Por isso, o principal objetivo do comunicador é "contribuir para que os pontos positivos, fruto do bom trabalho já desenvolvido, sejam ainda mais evidenciados, além, é claro, de auxiliar na correção do que necessita de atenção e cuidado". 

Para assumir a nova função, Eduardo deixou a UCSfm - rádio educativa da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs) - onde atuou por cerca de seis anos. Para o radialista, a história no veículo foi marcante e ele encerrou um "belo ciclo". A confiança da administração da equipe, desde o início, balizou o seu trabalho, do qual ele não destacou não apenas um momento, mas vários. 

"Desde as adaptações que realizamos no site da emissora, os processos internos de tratamento do conteúdo, passando pela reconstrução e apresentação do 'Café com Notícias', destaco ainda as coberturas especiais no 47º Festival de Cinema de Gramado e na Festa Nacional da Música, em 2019, no pré-pandemia", citou. O comunicador ainda ressaltou que deixou amigos que levará para a vida. "Sou muito grato à Universidade de Caxias do Sul."

Sobre o novo editor-chefe

Graduado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Eduardo Borile é mestre em Filosofia, especialista em Bioética, doutorando em Filosofia e pesquisador voluntário pela mesma instituição. Ainda é tecnólogo em Segurança da Informação pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha FSG/FTSG. 

Antes de assumir no Grupo RSCom, o profissional atuou na UCSfm, onde apresentou o programa 'Café com Notícias'. É diretor da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), seccional Serra Gaúcha. Já atuou como repórter nas emissoras da Fundação Cultural Riograndense (Tua Rádio São Francisco e Maisnova FM). Tem ainda passagens pela TV streaming Xplay (Caxias do Sul), Mascarello Ltda (Cascavel-PR) e Marcopolo S.A. (Caxias do Sul).

Grupo RSCom

O Grupo RSCom tem sedes em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Montenegro e Porto Alegre. Atualmente, reúne cinco emissoras de rádio e dois portais, além de um representante internacional de conteúdo. Fazem parte as emissoras: Rádio Viva 94.5 FM, Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha 92,5 FM, Rádio Jovem Pan Grande POA 90,7, Rádio Serrana 106.1 FM, Rádio Amizade 1070 AM, Portal Leouve e Portal Olá Serra Gaúcha.

Comentários