Festival de Cinema de Gramado 2023 tem novos formato e programação

Edição será mais compacta devido à redução orçamentária e à não contemplação na Lei de Incentivo à Cultura

Festival acontecerá em agosto - Agência Pressphoto

O 51º Festival de Cinema de Gramado acontecerá entre 11 e 19 de agosto no Palácio dos Festivais (Avenida Borges de Medeiros, 2697 - bairro Centro). A edição deste ano terá uma nova programação, mais compacta, e um diferente formato. Conforme a organização da ação, as alterações se devem à não contemplação do evento aos recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Desta forma, o orçamento foi  reduzido em aproximadamente 25%.

O primeiro dia, uma sexta-feira, será dedicado à comunidade gramadense, com duas sessões da 'Mostra Infantil' e com a apresentação de conteúdo produzido pelos alunos do projeto 'Educavídeo'. A abertura oficial será realizada na manhã do sábado, 12. A primeira sessão dos 'Curtas-Metragens Gaúchos' em competição ocorrerá na sequência, com sessões à tarde e também à noite - na qual serão exibidos o Filme de Abertura e o primeiro Longa-Metragem Brasileiro em competição.

Nesta edição não haverá a 'Mostra Competitiva de produções ibero-americanas'; no entanto, as homenagens seguem sendo destaque, assim como as exibições especiais de abertura e encerramento. Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, explica que este ano será de desafios. "A nossa equipe está trabalhando de maneira árdua para trazer o melhor do cinema a Gramado. A curadoria, bem como as comissões de seleção já estão no processo de escolha dos filmes", afirma.

Além disso, de acordo com a gestora, a equipe de produção está em fase avançada com os homenageados e o braço de mercado estará presente novamente. "Temos a certeza de que vamos começar a década com uma edição compacta, mas da qualidade que estamos acostumados", acredita. 

Documentários terão mostra no Palácio dos Festivais

Uma das novidades da edição passada, uma mostra especial de documentários veiculada pelo Canal Brasil teve retorno positivo do público. Desta forma, ela agora será também realizada no Palácio dos Festivais. A equipe curatorial do evento selecionará os longas documentais que serão exibidos. O grupo é composto pelo ator e diretor Caio Blat, pelo crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuario e pela atriz e cantora argentina Soledad Villamil. Até cinco títulos disputarão o Kikito de 'Melhor Filme em Longa-Metragem Documental'. 

Os vídeos selecionados serão exibidos diariamente no Palácio dos Festivais e veiculados pelo Canal Brasil. Com 145 obras, a mostra, aliás, bateu recorde de inscrições este ano. Entre as categorias destinadas a longas-metragens, essa foi a que mais recebeu inscrições. 

Inscrições gaúchas 

Realizadores gaúchos que querem participar das mostras 'Prêmio Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas' e 'Longas-Metragens Gaúchos' têm até 26 de maio e 2 de junho, respectivamente, para realizar as inscrições. As fichas para fazer o cadastro estão disponíveis neste link. As regras e os critérios para participar da seleção podem ser conferidos nos regulamentos, disponíveis no site do Festival

Comentários