Grupo A Hora, de Lajeado, compra Sorriso FM, do Grupo Dial, de NH

Emissora passa a se chamar Rádio A Hora 102.9

Diretores de ambas as empresas assinam contrato - Reprodução/Portal A Hora

A rádio Sorriso FM do Grupo Dial, de Novo Hamburgo, foi adquirida pelo Grupo A Hora, de Lajeado. A compra foi consolidada na última semana e, agora, a emissora se soma aos dois jornais, ao portal de notícias e às revistas da empresa de comunicação lajeadense. Outra novidade é que a rádio muda de nome e passa a se chamar A Hora 102.9.

Detentor de outras cinco emissoras, o Grupo Dial, pertencente à família Kannenberg, mantinha a antiga Sorriso FM no canal 102.9 havia 30 anos, com atuação no Vale do Taquari. A venda, de acordo com matéria publicada no portal A Hora, deu-se pela distância dos diretores com a região, pois o Grupo Dial decidiu concentrar foco nas emissoras no Vale dos Sinos e na Serra Gaúcha. "Não conseguimos mais ser o tambor da aldeia e estar envolvidos com a comunidade. Ao mesmo tempo, precisamos concentrar foco na nossa produtora Flor de Lotus e na agência de produção de conteúdo", explica Hilmar Kannenberg, fundador e presidente do Grupo Dial. 

De acordo com ele, vender a Sorriso foi estratégico para fortalecer os negócios em Novo Hamburgo. "Estamos felizes com a compra pelo A Hora. Sabemos da seriedade e do trabalho exemplar que este grupo presta ao Vale do Taquari. Agora amplia sua força com o rádio. É a hora certa", acrescenta. A reportagem do site também informou que os detalhes da transação não foram revelados e que as partes envolvidas apenas comunicaram à Anatel e demais órgãos reguladores.

A previsão para a nova programação é de estreia em março, pois, nestes primeiros 30 dias, serão formatados a grade de programas e o novo estúdio. A ideia do comprador é mesclar jornalismo e entretenimento, sendo as manhãs dedicadas ao noticiário e as tardes e noites à música.

Outra mudança é a unificação das equipes de redação´, fazendo com que os 25 profissionais do jornal, da rádio e revistas trabalhem integrados. A nova Central de Jornalismo será separada somente do departamento de conteúdo para marcas, que seguirá com equipe distinta. O time é composto por repórteres, jornalistas, apresentadores e comentaristas do Grupo A Hora e a ideia é que o jornalismo seja das 5h às 13h, sucedido por um mix musical com notícias curtas nas tardes e noites. Os sábados e domingos terão programação diferente.

Adair Weiss voltará ao microfone, onde atuou por quase 15 anos na Rádio Independente. "Será uma mudança de hábito, outra vez. Lembro com carinho do tempo que trabalhei na Independente, aprendi com excelentes profissionais, pelos quais tenho o maior respeito e admiração, assim como pela emissora. Voltaremos a ser colegas de profissão", diz. Os atuais locutores da Sorriso FM, Jair Predebom, Jair Müller, Ricardo Sacks e demais colaboradores seguem no quadro.

Quanto aos novos estúdios, estes serão transferidos para a sede do Grupo A Hora, no centro de Lajeado, e um link conectará os espaços com a torre de transmissão, instalada no Morro Roncador, em Estrela, permitindo um alcance de cerca de 75 cidades da região e do entorno. O foco da programação estará em Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Teutônia e Encantado, e em suas respectivas microrregiões. A 102.9 pode ser sintonizada em quase 40 cidades no Vale do Taquari. 

O diretor-executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, defende que investir em novas plataformas é um processo natural de qualquer grupo de comunicação em crescimento. Segundo ele, o jornal, o portal, as revistas e a rádio criam uma sinergia virtuosa para entregar mais e melhor. "Uma imprensa atuante e profissional contribui para uma região mais forte. E o propósito do A Hora é cumprir este papel importante, complementando o que vários outros bons grupos de comunicação já fazem", declara.

Comentários