Imprensa de Bento Gonçalves tem acesso barrado a ocorrências policiais

Somente casos de homicídio e prisões em flagrante poderão ser divulgados

Delegacia da Polícia Civil de Bento Gonçalves - Reprodução/Portal BM News

Os meios de comunicação de Bento Gonçalves terão restrições para divulgar ocorrências policiais a partir de agora. A medida se dá após a publicação de uma portaria do delegado Arthur Hermes Reguse, a qual determina que a imprensa local não tenha mais acesso a alguns casos policiais registrados na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) do município. Apenas casos de homicídio e prisões em flagrante poderão ser divulgados.

A medida já existe em Venâncio Aires, de onde os veículos de imprensa, desde setembro, devem seguir a Portaria nº 127 da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a qual impôs alguns obstáculos para a imprensa acessar registros policiais. No município, o jornal Folha do Mate se colocou à disposição da população para receber denúncias.

Em Bento Gonçalves, a decisão restringe a divulgação de ocorrências de roubos a pedestres, furtos e estelionatos. Em matéria publicada no portal BM News Brasil e no site Notícias de Bento, os veículos defendem que tal medida prejudica a população, que ficará sem o alerta feito pelos meios de comunicação. 

O BM News, inclusive, assim como a Folha do Mate, de Venâncio Aires, fará a divulgação de casos que julgar relevante, quando obtiver informações por meio de outras fontes. "Para o bem da comunidade, isso será feito. Contamos com o auxílio da população para a divulgação de fatos que possam colocar as pessoas em risco", registrou a nota.

Embora a portaria informe que a medida será válida a partir de 1º de janeiro de 2020, os meios de comunicação da cidade já não tiveram disponibilizadas ocorrências nesta terça-feira, 3.

Comentários