Impressos do Grupo Sinos unem edição de sexta-feira à publicação única do final de semana

Tiragem que trata sobre os três dias, agora conta também com a veiculação do ABC nos impressos DC, NH e VS, que passa a circular como caderno especial

Primeira edição no novo formato saiu no fim de 2022 - Reprodução/Jornal NH

Os leitores dos jornais DC, NH e VS, que pertencem ao Grupo Sinos, perceberam novidades no final de 2022. A edição do final de semana, que antes englobava sábado e domingo, ganhou mais um dia, ao incorporar a publicação de sexta-feira. Além disso, outra novidade diz respeito ao Jornal ABC, que anteriormente circulava de maneira impressa independente e, agora, foi integrado à nova superdição, tornando-se uma espécie de caderno especial dos veículos.

Em conversa com a reportagem do Coletiva.net, Carlos Eduardo Gusmão, membro do Conselho de Administração do conglomerado midiático, explicou que a edição de final de semana traz os conteúdos diários, no mesmo formato dos outros dias da semana, além do ABC, agora em versão especial, com reportagens e conteúdos de entretenimento, cultura e variedades.

Aos leitores, a equipe do veículo divulgou um comunicado na publicação de NH, VS e DC de 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro, que circulou com 48 páginas. Conforme o gestor, as mudanças são motivadas por questões econômicas, pois, "apesar do enfraquecimento da pandemia e da retomada econômica, o ano passado foi desafiador para a indústria da Comunicação". 

Desta forma, o Grupo Sinos contratou uma consultoria e, a partir de um estudo de mercado e do perfil dos assinantes, optou-se por promover estes ajustes, que antecipam conteúdos especiais da edição de sábado, para um suplemento que circula às sextas-feiras. "Este movimento evita, neste momento, um reajuste no valor das assinaturas, por exemplo, o que seria necessário frente ao expressivo aumento dos insumos do jornal impresso", explicou.

Estas modificações, conforme Carlos Eduardo Gusmão, não afetaram diretamente nenhum jornalista ou comunicador. "Inclusive estamos com seleção aberta para nosso time de Jornalismo", destacou o integrante do Grupo, que recentemente completou 65 anos

Vale ressaltar que esta é mais uma mudança na trajetória do Jornal ABC, que iniciou em 29 de outubro de 1995, como uma versão dominical, o ABC Domingo. Em setembro de 2019, a publicação impressa passou a circular aos sábados, como edição única de fim de semana.

Na mesma nota que anuncia a alteração, a equipe do Grupo Sinos também adianta que ainda neste ano terá um novo produto digital, que visa aproximar o veículo do público e ampliar a distribuição do conteúdo. 

Ado Gusmão explicou que, no início de 2022 o Grupo Sinos foi um dos 25 selecionados no Brasil para participar do programa Acelerando a Transformação Digital, realizado pela Meta. A equipe recebeu mentoria especializada. Em fase final de desenvolvimento, a novidade deve ser lançada ainda no primeiro semestre.

Confira o comunicado na íntegra:

E mais um ano chega ao fim. 2022 foi de reconstrução, um ano para virar a página depois de um longo período debilitado pela pandemia. Foi um ano de desafios, superação, alegrias, tristezas, emoções e realizações. Não podemos deixar de agradecer a todos os assinantes que estiveram conosco ao longo do ano, acompanhando cada informação publicada. E foram milhares de notícias nesses 12 meses.

O que mais encanta neste universo do jornalismo é a proximidade que estamos de você, assinante. São milhares de pessoas que abrem as portas de seus lares e empresas para que possamos cumprir nossa missão de informar o que de mais importante acontece na região, no País e no mundo.

E vem mais um ano pela frente, um novo momento para revisitarmos nossos objetivos e fazermos novos planos. Vamos começar 2023 com o pé direito, reafirmando nosso propósito de levar até você informação séria, responsável e com credibilidade.

Em 2023 teremos algumas mudanças para fortalecer nossa conexão. Continuaremos entregando o jornal impresso de segunda a sexta-feira. O ABC, antes distribuído aos sábados, a partir de agora passa a integrar a edição das sextas-feiras com suas reportagens especiais e conteúdos de cultura, lazer e entretenimento. Face a uma expressiva alta nos custos dos insumos, este ajuste foi também a forma que encontramos para manter o preço das assinaturas no primeiro trimestre de 2023.

Simultaneamente faremos um movimento para ficarmos ainda mais próximos, por meio de nossas plataformas digitais. Estamos finalizando o desenvolvimento de um novo produto que vai ampliar a distribuição de conteúdos, consolidando nossa posição como uma das principais fontes de informação no Estado.

Em 2023 estaremos ainda mais conectados, em tempo real, e sempre à disposição dos nossos assinantes nesse longo relacionamento de 65 anos.

Obrigado e feliz 2023!

 

Comentários