Jornalista monta expedição para Antártida com finalidade de produzir mini documentário

Bravo Zulu é organizada pelo gaúcho Diniz Júnior, de Rio Grande

Reprodução

O jornalista Diniz Júnior, de Rio Grande, montou a expedição chamada Bravo Zulu, que viajará para a Antártida. A finalidade é registrar em um livro a importância da logística da Marinha naquele continente, além de produzir um mini documentário sobre a vida marinheira. A viagem terá duração de 22 dias com início previsto para 29 de outubro no navio Maximiano da Fonseca em Punta Arenas, no sul do Chile. "Alguém uma vez disse que as coisas só existem na medida em que se fala delas. Temos que falar e muito da Antártida. É a maior reserva marinha e também de água doce do planeta", declarou Diniz.

Também fazem parte da Expedição Bravo Zulu o fotógrafo Guga Volks e o cinegrafista Thiago Piccoli da Cunha, além da equipe do Jornal Agora, em parceria com o site Portos & Mercados, que acompanhará a viagem com a publicação em suas edições impressa e online de um Diário de Bordo.

Segundo o coordenador da expedição, a vida dos marinheiros é pouco explorada em reportagens sobre a Antártida. "Eles passam meses a bordo dos navios antárticos. Tem, ainda, os mergulhadores que pulam na água gelada para empurrar os botes dos pesquisadores, os tripulantes e sua disposição ímpar", lista Diniz. "Militares e cientistas superam as dificuldades da rotina, do frio e do isolamento, e é todo esse esforço que garante a presença brasileira no continente fazendo as pesquisas. Esses são os nossos Bravos Zulus e pretendemos dar luz a eles", acrescenta o jornalista.

Comentários