Produtora Chamán Films empreende mentorias gratuitas sobre criação de documentários

Atividades presenciais ocorrerão em Caxias do Sul, com a apresentação das etapas necessárias para a produção de um projeto real

Daniel Vargas coordena o 'Núcleo Audiovisual' (NAV) desde 2016 e dirige o documentário 'Nacho 07:16:39' - Crédito: Divulgação

A produtora caxiense Chamán Films conduzirá, no próximo sábado, 5, duas mentorias gratuitas voltadas ao ensinamento de lições básicas sobre progresso de obras audiovisuais, no 'Ponto de Cultura NAV - Núcleo Audiovisual', localizado na região central do município de Caxias do Sul. A atividade é destinada a profissionais, estudantes e demais interessados na criação de documentários.

Na ocasião, serão abordados os processos de roteiro, com André Luís Garcia, e montagem, com Tula Anagnostopoulos, do filme 'Nacho 07:16:39'. De acordo com o diretor do projeto, Daniel Vargas, "as mentorias trazem ao público a intimidade do desenvolvimento da obra e compartilham as experiências vivenciadas pela equipe de realização."

Durante os encontros, os profissionais dividirão com o público métodos e vivências ligados à escrita do roteiro e à estruturação narrativa na montagem. "É uma oportunidade para quem quer conhecer os bastidores de um documentário autoral de longa-metragem e refletir sobre as etapas criativas", complementa Daniel.

Reabertura do NAV

As oficinas também marcam a retomada da 'Incubadora de projetos ENCONTRO', ação formativa ligada ao NAV, que volta a integrar a agenda da Chamán Films. O evento ocorrerá no novo endereço do núcleo, agora sediado junto à Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo, na Rua Pinheiro Machado, nº 410, no centro de Caxias do Sul.

Em poucas palavras, o 'Núcleo Audiovisual' (NAV) é um ambiente de Cultura voltado ao estímulo e à qualificação da produção audiovisual na Serra Gaúcha. Criado em 2011, o local tem como objetivo principal ser um espaço de formação de realizadores independentes, de fomento a projetos autorais e de promoção de ações de difusão cultural por meio do cinema e das mais variadas linguagens cênicas.

Além da atividade de julho, o projeto prevê mais uma edição no segundo semestre deste ano, desta vez com foco maior na temática 'Desenho de Som e Direção de Arte para Documentário'. A iniciativa integra a contrapartida cultural do longa 'Nacho 07:16:39', viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Comentários