São Leopoldo recebe painel sobre fake news, eleições e democracia

Encontro é organizado pelo Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

São Leopoldo, no Vale do Sinos, receberá o painel 'Fake News, Eleições e Democracia', organizado pelo Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). O encontro será em 21 de outubro, às 19h45, no auditório Padre Bruno Hammes, do Centro de Direito da Unisinos.

Participarão da atividade o escritor e jornalista Juremir Machado da Silva, a jornalista Christa Berger, o professor de Direito da Unisinos, Guilherme de Azevedo, e o ativista digital Lucio Uberdan. A proposta é debater sobre desinformação, eleições e democracia, assuntos que estão em todas as mídias, inclusive nas redes sociais. 

Secretário de Comunicação da CUT-RS e membro do FNDC, Ademir Wiederkehr acredita que é preciso aprofundar o debate sobre as fake news, que tiveram um papel destacado nas eleições de 2018. "A sociedade não pode continuar refém de espertalhões e criminosos. É preciso desmontar esse laboratório de desinformação, que propaga ódio e mentiras, violando o Estado Democrático de Direito", afirma.

Além de jornalista, Juremir é professor da PUC, colunista do Correio do Povo e apresentador do programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba. Guilherme, por sua vez, é professor e coordenador do curso de Direito da Unisinos, em Porto Alegre, e Christa Berger é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação e professora aposentada da Ufrgs.

Lucio Uberdan é diretor da Bateia - Mineração de Dados e acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atua há mais de 10 anos com comunicação política em ambiente de internet e trabalhou em campanhas políticas e administrações do País e do Estado na área da comunicação digital.

O evento é voltado a estudantes de Comunicação e comunicadores, entidades sindicais e movimentos sociais e não há necessidade de prévia inscrição.

Comentários